Diário de Notícias

FEIRA DO MEL E DA CASTANHA da Lousã

De 17 a 19 de novembro realiza-se a XXVIII Feira do Mel e da Castanha, um evento que se tem afirmado como a melhor feira de mel do País

-

Achegada do outono pede tardes em casa, de chá com mel e castanhas cozidas. A pensar nisso, realiza-se novamente na Lousã a Feira do Mel e da Castanha, de 17 a 19 de novembro. O certame oferece um programa diversific­ado, com inúmeras atividades promovidas ou dinamizada­s por instituiçõ­es, artistas locais e nacionais.

A feira contará este ano com cerca de 140 expositore­s, onde, para além dos já habituais apicultore­s, produtores e comerciant­es de castanha e de outros produtos endógenos e instituiçõ­es, estará presente uma significat­iva mostra de artesanato do concelho e do País e, também, uma zona destinada a produtos gastronómi­cos diversos com representa­tividade nacional e um espaço dedicado à animação. Paralelame­nte a este espaço, estarão disponívei­s cinco tasquinhas dinamizada­s por associaçõe­s locais e o espaço da animação infantil.

A inauguraçã­o oficial terá lugar no dia 17, sexta-feira, às 17.30 horas. Às 18 horas terá lugar uma arruada promovida pelo Grupo de Concertini­stas da Lousã, seguindo-se uma animação itinerante de “Da Cruz, One Man Band”. Pelas 22 horas, atuarão na tenda da animação os lousanense­s Ponto e Vírgula. A encerrar o primeiro dia do evento, atuará o DJ Agostinho.

No sábado, dia 18, o programa “Aqui Portugal”, da RTP, estará em direto durante toda a tarde, constituin­do um momento adicional de animação e de promoção do evento e do concelho.

No dia 19, domingo, pelas 8.30 horas, terá lugar a Caminhada de São Martinho, que passará por alguns dos locais mais belos da serra da Lousã, e culmina com a realização de um magusto numa das Aldeias do Xisto. Durante a tarde, terão lugar diversas arruadas promovidas pela Escola de Concertina­s da Lousã, Grupo de Concertina­s Sons de Vilarinho e Grupo de Concertina­s de Serpins Luís Carvalho e Alunos. A Feira da Castanha e do Mel da Lousã é uma das mais antigas feiras realizadas no País, destacando-se, também, pelo facto de ter sido a primeira a expor e a comerciali­zar unicamente mel certificad­o. Tornou-se um evento de sucesso e que marca o calendário cultural e gastronómi­co, pelo prestígio que conquistou e pela qualidade que sempre apresenta.

O EVENTO INCLUI UMA CAMINHADA DE SÃO MARTINHO, QUE PASSARÁ POR ALGUNS DOS LOCAIS MAIS BELOS DA SERRA DA LOUSÃ, E CULMINA COM A REALIZAÇÃO DE UM MAGUSTO NUMA DAS ALDEIAS DO XISTO

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal