Diário de Notícias

7 Maravilhas: “Vamos sentar Portugal à mesa”

Concurso vai eleger as melhores mesas do país – numa associação de gastronomi­a, vinhos, azeite e roteiro turístico

-

Luís Segadães (ao centro, vestido de preto) com o chefe José Júlio Vintém e alguns dos parceiros da iniciativa 7 Maravilhas

MARIA JOÃO CAETANO Perdiz de escabeche, lúcio-perca, vitela de São Lourenço, vinhos branco e tinto, azeite e legumes. Estes são os petiscos que o chefe José Júlio Vintém pôs na mesa com que a Herdade de São Lourenço do Barrocal (Monsaraz) se vai candidatar ao concurso 7 Maravilhas à Mesa. “Demos prioridade aos nossos produtos, a carne biológica é das nossas terras, assim como os legumes, e o vinho e o azeite são produzidos por nós”, explicou o chefe, perante a mesa posta sob um dos alpendres da herdade de turismo de cinco estrelas, com vista para a planície e as oliveiras.

Esta é a primeira mesa, espera-se que a partir de sexta-feira, quando abrirem as candidatur­as, muitas mais mesas apareçam. O concurso foi ontem oficialmen­te apresentad­o e Luís Segadães, o mentor da iniciativa 7 Maravilhas, anunciou o objetivo: “Vamos sentar Portugal à mesa!” A ideia é ir muito além do que se come, é potenciar toda a experiênci­a de estar à mesa e desfrutar desse momento. Por isso, além da gastronomi­a, os vinhos e os roteiros turísticos são os outros pilares desta edição.

Cada candidatur­a, que poderá ser apresentad­a por uma entidade pública ou privada, terá de resultar da associação de sete elementos destes três pilares: gastronomi­a (pão, petiscos, sopas, peixe e marisco, carne e caça, queijos, produto endógeno); vinhos (de diferentes tipo) e azeite; e ainda um roteiro turístico (território vinhateiro, património histórico, cultural ou natural, museus, adegas, algares, queijeiras, evento de afirmação territoria­l, experiênci­as únicas, alojamento turístico). O objetivo é ter “uma mesa completa”, de modo a “promover as regiões e o mundo rural” ao mesmo tempo que se estimula o turismo.

O prazo de candidatur­as estende-se até 27 de fevereiro, quando um painel de especialis­tas se reunirá para escolher as 49 mesas pré-finalistas– sete de cada uma das sete regiões do país (embora para efeitos de concurso os limites das regiões tenham sido ligeiramen­te adaptados

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal