Diário de Notícias

Australian­os festejam voto a favor do casamento gay

Mais de 60% dos australian­os disseram sim. Proposta vai ser apresentad­a no Parlamento e deve ser aprovada ainda este ano

-

A grande maioria dos australian­os votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo, cuja legislação deverá ser aprovada até ao final do ano. O resultado do referendo – 61,6% a favor e 38,4% contra – foi ontem celebrado nas ruas, com muitas pessoas a usarem vestidos de noiva e trajes de cerimónia e a gritarem “o nosso amor é real”.

Desta forma, a Austrália irá tornar-se o 26. º país a formalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo assim que o Parlamento aprove a legislação, o que deverá acontecer apesar de alguma oposição da ala mais conservado­ra do governo.

Milhares de pessoas num parque no centro de Sydney festejaram a notícia com gritos e lágrimas de alegria e abraços quando os resultados foram divulgados num ecrã gigante instalado no local. O nadador olímpico Ian Thorpe, que se assumiu como gay há três anos, afirmou que este resultado era um grande alívio. “Significa que o que sentes por outra pessoa, seja ela quem for, é igual”, declarou o campeão olímpico durante os festejos.

O referendo não é vinculativ­o, mas o primeiro-ministro australian­o, Malcom Turnbull, garantiu que iria cumprir a promessa de apresentar um projeto de lei no Parlamento com o objetivo de que seja aprovado até ao Natal. Turnbull minimizou ainda as preocupaçõ­es sobre uma possível fratura no seu governo de coligação, tendo em conta que a fação mais conservado­ra está a fazer pressão para que sejam aprovadas emendas que protejam as liberdades religiosas que discrimina­m os casais do mesmo sexo.

“É inequívoco, é esmagador. Eles votaram esmagadora­mente no sim pela igualdade matrimonia­l”, declarou ontem o primeiro-ministro. “Eles votaram sim pela justiça, sim pelo compromiss­o, sim pelo amor.” Cerca de 80% dos eleitores registados votaram neste referendo, uma participaç­ão superior a casos como a votação do brexit.

Os direitos dos gays na Austrália assistem assim a um novo marco na sua história, tendo em conta que, até 1997, em alguns estados australian­os a prática de atividades homossexua­is era ilegal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal