Diário de Notícias

Prémios revelaram a nova carta de vinhos a bordo

Companhia aérea terminou a visita às várias regiões vinícolas do país com uma gala a rigor na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia. Os novos vinhos receberam prémios

- ANA BELA FERREIRA

Com uma noite de gala a rigor, a TAP marcou a apresentaç­ão dos vencedores que vão integrar a nova carta de vinhos a bordo para os próximos dois anos. Alguns dos premiados acompanhar­am o jantar que se realizou na Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, feito pelos cinco chefs com estrela Michelin e pelo chef Vítor Sobral, consultor da TAP.

A primeira gala TAP Awards premiou também as agências de viagens nos vários continente­s que mais viagens na companhia aérea portuguesa venderam. Entre os convidados estavam os brasileiro­s Thiago Lacerda (ator) e Gregório Duvivier (humorista), as cantoras Ana Moura e Mayra Andrade, a embaixador­a da TAP, Rosa Mota, e o mágico Luís de Matos. A apresentaç­ão, em inglês, ficou a cargo do ator Pêpê Rapazote.

O primeiro a usar da palavra foi Fernando Pinto. O administra­dor da TAP anunciou a manutenção do evento TAP Awards nos próximos anos como “uma gala anual para a celebração de vários prémios ligados à TAP e ao turismo”. Na quinta-feira, a noite foi dedicada aos agentes de viagens e aos produtores de vinho que conquistar­am um lugar a bordo.

O responsáve­l da empresa de aviação aproveitou esta ocasião para falar do cresciment­o da TAP desde a privatizaç­ão em 2015. A escolha para ser a primeira companhia a voar com o novo Airbus A330 Neo foi um dos momentos importante­s sublinhado­s. A posição como divulgador­a de Portugal no mundo é outra das marcas que Fernando Pinto quer associar à transporta­dora aérea nacional.

Fernando Pinto falou ainda aos cerca de 60 jornalista­s, a maioria dos quais estrangeir­os, que participar­am na Wine Tour, que em três dias percorrera­m as regiões vinícolas do Tejo, Alentejo, Dão, Minho e Douro. “Esta gala é o final de uma experiênci­a tremenda”, sublinhou. Durante a viagem, que decorreu a bordo do ATR da TAP White, fizeram-se dois voos de estreia: em Évora e emViseu.

Nas mesas estavam os produtores de vinho que concorrera­m à TAP Wine Experience, uma iniciativa da companhia aérea nacional que pretende promover os vinhos portuguese­s a bordo.

O concurso, fechado há dois meses, visou tanto os grandes como os pequenos produtores. Nos próximos dois anos, vão estar disponívei­s 2,5 milhões de garrafas de vinhos português, das várias regiões vinícolas, a bordo.

O jantar servido como se os convidados estivessem a bordo de um voo foi animado por vários momentos, da magia à música. Pelo meio, produtores como a Real Companhia Velha, Quinta da Alorna, Esporão ou a Bacalhôa subiram ao palco para receber os TAP

A escolha da TAP para ser a primeira companhia a voar com o novo Airbus A330 Neo foi um dos momentos importante­s sublinhado­s

Awards, o que significa que os seus vinhos estarão a bordo.

A seleção final foi escolhida entre 812 vinhos enviados por 124 produtores. Os dez provadores fizeram testes em terra e em altitude, num voo entre Lisboa e Praga, uma vez que estes podem mudar nestas circunstân­cias.

Na quinta-feira não houve altitude a interferir com o aroma e sabor dos vinhos sugeridos – uma seleção que passou pelo Porto Graham’s Tawny 10 Anos e Porto Ferreira 10 Anos Tawny, os brancos Poças Reserva de 2016 ou o Alvarinho Deu-la-Deu 2016, os tintos Casa Ferreirinh­a Callabriga 2014 ou o Dona Maria 2014.

Nos pratos estavam criações dos seis chefs convidados: robalo ao vapor, ervilhas e salada de funcho (de Rui Silvestre), garoupa assada com guisado de feijão branco e chouriço de porco alentejano (de Henrique Sá Pessoa), bacalhau com puré de grão de bico (de Rui Paula), bacalhau à Narciso (deVítor Sobral), presa de porco à alentejana com migas de espargos verdes e salada de laranja (de Miguel Laffan) e vitelo estufado com legumes salteados e milhos fritos (de José Avillez). A jornalista viajou a convite da TAP

 ??  ??
 ??  ?? 1 Os cinco chefs nacionais com estrela Michelin e o consultor gastronómi­co da TAP, Vítor Sobral, criaram a ementa da gala, que foi combinada com os vinhos vencedores 2 A gala teve também momentos musicais, como o da fadista Ana Moura, que encerrou o...
1 Os cinco chefs nacionais com estrela Michelin e o consultor gastronómi­co da TAP, Vítor Sobral, criaram a ementa da gala, que foi combinada com os vinhos vencedores 2 A gala teve também momentos musicais, como o da fadista Ana Moura, que encerrou o...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal