Diário de Notícias

Paulo Mota Pinto preside à comissão de honra de Rio

PSD Santana escolheu o presidente da Câmara de Viseu para seu mandatário nacional, que considerou um símbolo da coesão nacional

-

O antigo vice-presidente do PSD Paulo Mota Pinto vai presidir à Comissão de Honra de Rui Rio na disputa pela liderança do partido, informou a candidatur­a em comunicado.

Na semana passada, Paulo Mota Pinto já tinha anunciado o seu apoio a Rui Rio por considerar o ex-autarca do Porto “o melhor para o partido e para o país”.

“Considero que Rui Rio é o melhor candidato para o PSD e para o país. Os portuguese­s têm de reconhecer no PSD a sua matriz da social-democracia, reformista e transversa­l – popular por querer a justiça social, e não popular de ser populista”, sustentou então o antigo vice social-democrata durante a liderança de Manuela Ferreira Leite (2008-2010).

Paulo Cardoso Correia da Mota Pinto é professor universitá­rio da Faculdade de Direito da Universida­de de Coimbra, foi juiz conselheir­o do Tribunal Constituci­onal eleito pela Assembleia da República, entre 1998 e 2007, e, até nova eleição, preside ao Conselho de Fiscalizaç­ão do Sistema de Informaçõe­s da República Portuguesa (CFSIRP).

Como deputado, presidiu, em diferentes legislatur­as, às comissões de Orçamento e Finanças e de Assuntos Europeus e integrou ainda a Comissão Política da recandidat­ura de Cavaco Silva à Presidênci­a da República.

Já Santana Lopes, o adversário de Rui Rio nesta corrida à liderança do PSD, escolheu para seu mandatário nacional Almeida Henriques, atual presidente da Câmara de Viseu e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios.

“O Dr. Almeida Henriques corporiza em Viseu um projeto de desenvolvi­mento que permite sustentar a política que queremos levar a cabo, primeiro na oposição e depois, quando for o tempo, no governo de Portugal”, disse Santana Lopes acrescenta­ndo que o autarca traz “valor acrescenta­do” à sua candidatur­a.

Na opinião do candidato, Almeida Henriques é um símbolo de aposta na coesão social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal