Diário de Notícias

Espera-se aumento de 10% nas reservas. Muitos hotéis estão quase esgotados

-

Os portuguese­s já estão de malas aviadas para uma escapadinh­a nos fins de semana prolongado­s dos feriados de dezembro e do Natal e do Ano Novo. As previsões são de um aumento de 10% no número de reservas. Açores, Lisboa e Porto têm já quase esgotados muitos dos seus melhores hotéis.

“O ano deverá ser de novo recorde. Nesta altura, temos um cresciment­o global das viagens que não andará longe dos 10%”, revelou Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Os portuguese­s nunca deixaram de viajar apesar da crise económica, explica o porta-voz da Agência Abreu, líder de mercado em Portugal. “A crise serviu para ensinar as pessoas a planear e a fazer as reservas antecipada­s, não só em viagens de pacote, mas também na hotelaria e em bilhetes de avião”, considera Alberto Machado.

Açores, Madeira e Algarve foram as regiões mais procuradas na Expo Abreu 2017, que se realizou no último fim de semana de outubro. Mas não faltaram reservas de cruzeiros no Mediterrân­eo, Norte da Europa e Caraíbas. CaboVerde, Brasil (Nordeste e Rio de Janeiro), cidades europeias (incluindo mercados de Natal) e Disneyland Paris estão também no top das preferênci­as.

Pelas contas da Travelport, a plataforma de compra de viagens em todo o mundo, o aumento das reservas de portuguese­s já vai em 7,6% até à data. São mais cem mil passageiro­s do que em 2016. As reservas para a passagem do ano aumentaram 5,5%, especialme­nte com destino a Cabo Verde, Brasil e Madeira. E os estrangeir­os também estão a procurar mais o destino Portugal – há uma subida de 18% a 20% nas reservas, sobretudo do Reino Unido, Espanha e França e com destino ao Porto, a Lisboa e ao Algarve.

Vítor Costa, diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa, não duvida de que “estamos prestes a fechar o ano com mais um recorde turístico”. No portal de reservas online Booking.com ainda há alguma disponibil­idade nos hotéis com melhor pontuação por altura do feriado de 1 de dezembro, mas o cenário é de 96% de ocupação para o fim de semana seguinte. O Natal também já está com 94% de ocupação e para o Ano Novo restam apenas 4% dos alojamento­s.

No Porto, o The Yeatman Hotel tem a “previsão de esgotar”; o Interconti­nental Porto, de cinco estrelas, “tem 100% de ocupação na taxa natalícia”, uma vez que “há cada vez mais pessoas a viajar e a querer conhecer o Porto”. A maioria dos hóspedes são estrangeir­os, sobretudo brasileiro­s e norte-americanos, revela Ana Espregueir­a Mendes, diretora de vendas do hotel. O Crowne Plaza Porto já tem ocupações superiores a 50% para os feriados de dezembro e de 70% para a passagem de ano, garante o diretor-geral Vincent Poulingue. Mas, com os portuguese­s a quererem esquecer a crise, “os números vão subir mais à medida que se aproximare­m as festas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal