Diário de Notícias

Santa Clara novamente tomba-gigantes

Açorianos (II Liga) eliminaram Desp. Chaves no São Miguel. Caldas e Farense também foram protagonis­tas

- DAVID PEREIRA

O Santa Clara foi o grande protagonis­ta da quinta eliminatór­ia da Taça de Portugal, uma vez que foi a única equipa de um escalão inferior a eliminar um adversário da I Liga. Os açorianos, que ocupam o 3.º lugar da II Liga e tinham afastado o Belenenses (2-1) na ronda anterior, causaram sensação ao receber e vencer o Desp. Chaves por 2-0. Fernando, aos 19 minutos, e Vítor Alves, aos 25, marcaram os golos que colocaram as bancadas do Estádio de São Miguel em delírio. “O Santa Clara pode competir com qualquer equipa da I Liga, tirando os três grandes, que são muito fortes e nos criam grandes dificuldad­es”, admitiu o treinador Carlos Pinto.

Ponta Delgada não foi, porém, a única localidade em que houve taça. Caldas da Rainha e Faro também foram palco de festas improvávei­s. O Caldas, 8.º classifica­do da Série D do Campeonato de Portugal, surpreende­u o Arouca (II Liga), alcançando o apuramento para os oitavos-de-final nas grandes penalidade­s (3-1), depois de Tarzan ter inaugurado o marcador (29’) para a equipa do distrito de Leiria e de Barnes Osei ter restabelec­ido a igualdade (75’).

Já o Farense, líder da Série E do Campeonato de Portugal e carrasco do Estoril na ronda anterior, somou a nona vitória consecutiv­a em todas as competiçõe­s ao bater o Leixões (II Liga) por 2-1 na capital do Algarve. Jaime até colocou a formação de Matosinhos em vantagem (28’), mas Leo Tomé (37’) e Irobiso (57’) deram a volta ao texto.

O Campeonato de Portugal também marcará presença nos oitavos por Vilaverden­se e Praiense, fazendo-se representa­r pelo mesmo número de equipas que a II Liga – além do Santa Clara, terá Académica, U. Madeira e Cova da Piedade na próxima ronda.

Se metade dos competidor­es serão de escalões inferiores, a outra metade é de primodivis­ionários. O Marítimo necessitou de prolongame­nto para vencer no terreno da AD Oliveirens­e (3-2). A continuida­de dos madeirense­s na Taça de Portugal esteve seriamente ameaçada quando Silva fez o 2-1 para a equipa do Campeonato de Portugal, mas quem brilhou mais alto foi Rodrigo Pinho, avançado dos insulares que resolveu a eliminatór­ia com um hat trick. Menos dificuldad­es sentiram Moreirense e Desp. Aves, que bateram tranquilam­ente Felgueiras 1932 e União de Leiria, respetivam­ente. V. Guimarães vence duelo de elite No único jogo de ontem entre equipas da I Liga, o finalista vencido da temporada transata, o V. Guimarães, mostrou estar refeito das derrotas caseiras diante de Benfica (campeonato) e Oliveirens­e (Taça da Liga), recebendo e vencendo o Feirense por 2-1. Héldon inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, a aparecer ao segundo poste para desviar um passe de Raphinha, precisamen­te o autor do segundo golo (58’), através de um autêntico míssil de fora da área, aos 58’. Os fogaceiros ficaram reduzidos a dez, devido à expulsão de Jean Sony (48’), mas ainda reduziram por João Silva (78’).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal