Diário de Notícias

Só uma equipa venceu no novo estádio do Besiktas. Um triunfo e um desaire do RB Leipzig garante os oitavos- de- final É preciso destruir a nova muralha de Constantin­opla

- GONÇALO LO PE S

O FC Porto pode garantir já esta noite o apuramento para os oitavos - de- final da Liga dos Campeões. Para tal terá de vencer o Besiktas e esperar que o RB Leipzig não vá além de um empate com o Mónaco. Se a perda de pontos dos alemães no Principado até não será nada de escandalos­o, mais complicada parece a missão dos azuis e brancos. Isto olhando ao histórico recente do Besiktas Park. Inaugurado em abril de 2016, só um clube venceu no novo estádio do adversário portista, concretame­nte o Fenerbahçe, em fevereiro deste ano.

Se as Muralhas de Constantin­opla protegeram o império romano naquela cidade, agora Istambul, o Besiktas Park parece abrir poucas brechas aos adversário­s de Pepe, Ricardo Quaresma e companhia. Em 38 partidas realizadas até ao momento, desde abril de 2016, os turcos venceram 25, empataram doze e perderam apenas um, apontando um total de 87 golos e sofrendo 34.

Em matéria de competiçõe­s europeias, o Besiktas nunca foi derrotado no novo palco, sendo que o FC Porto poderá assim entrar para a história deste estádio de cinco estrelas, se conseguir três pontos que poderão ser fundamenta­is para o apuramento para os oitavos- de- final da liga milionária.

Todas estas contas também foram feitas por Sérgio Conceição, mas o treinador dos azuis e brancos só pensa num resultado: a vitória. “O resultado que nos poderá dar possibilid­ade de seguirmos em frente, dependendo do outro jogo, é a vitória. Por isso temos de ir à procura dela, sabendo de antemão que o adversário ainda não perdeu na fase de grupos e que talvez seja o melhor Besiktas dos últimos anos. É uma equipa experiente, o que é sempre importante nesta prova, aliada a muita qualidade individual e coletiva. Sabemos dessas dificuldad­e e o que é jogar com esta equipa, no seu estádio. Não sou grande amante de estatístic­a, mas creio que em 38 jogos aqui só perderam um, o que demonstra a força e a envolvênci­a dos adeptos com a sua equipa”, salientou o treinador dos azuis e brancos, admitindo que tem a receita para conseguir levar os três pontos para a Invicta.

“Essencialm­ente temos de ser fortes na defesa, acredito que a base do sucesso passa por aí. Temos de saber das qualidades e capacidade­s do nosso adversário e os exatos momentos em que nos pode causar dificuldad­es, daí dizer que a defesa será um ponto estratégic­o”, afirmou o técnico português, que não descura, obviamente, o ataque.

“Temos algumas limitações no setor de ataque, mas queremos atacar e f azê- l o com perigo. Os golos que marcamos e os que não sofremos têm a ver com uma dinâmica da equipa”, salientou Sérgio Conceição, em conferênci­a de imprensa.

“Ambiente quente” não assusta

Falar de futebol na Turquia é falar de futebol em ambientes escaldante­s. Esta noite, no Besiktas Park, o FC Porto vai assim encontrar isso mesmo, um recinto a gritar pelos seus do primeiro ao último minuto, mas isso não assusta Sérgio Conceição. Aliás, o técnico diz mesmo que prefere ambientes deste género.

“Pessoalmen­te gosto de ambientes quentes, é aqui que vemos a paixão dos adeptos. Aliás, também estamos habituados a isso, não quinzenalm­ente mas quase, porque o nosso ambiente no Dragão também limita muito os adversário­s. Isso faz parte da nossa profissão, temos de viver com isso no futebol dos nossos dias. Prefiro jogar num estádio cheio, nem que seja a gritar pelo adversário, do que vazio. Hoje em dia os profission­ais estão habituados a estes ambientes, já não é nada de novo, embora seja sempre bonito jogar assim durante 90 minutos”, referiu Sérgio Conceição, que não escondeu ainda que acredita que vai conquistar a mais desejada taça europeia de clubes na sua carreira de treinador: “É o sonho de qualquer treinador. Acredito que um dia possa ganhar a Liga dos Campeões. Aliás, é um dos meus objetivos.”

O ambiente do Besiktas Park também foi motivo de conversa com o lateral direito Ricardo Pereira. Aliás, o internacio­nal português foi confrontad­o com o que aconteceu com Timo Werner, jogador do RB Leipzig que pediu para sair no confronto com os turcos devido ao imenso barulho dos adeptos, mas não se revelou preocupado.

“Não acredito que tenhamos problemas de ouvidos durante o jogo. Aconteceu com o jogador do Leipzig, mas connosco isso não vai acontecer. Já estamos precavidos para o ambiente que vamos encontrar”, afirmou o lateral, que só pensa na vitória.

“Queremos inverter o cenário do primeiro j ogo. Sabemos que estamos numa f ase cr ucial da f ase de grupos, que o j ogo é i mportantís­simo e queremos levar os três pontos daqui. Não vamos jogar para o empate, porque se tivermos esse pensamento, em algum momento de jogo, pode sair- nos o tiro pela culatra,” concluiu o jogador.

“É um dos melhores Besiktas dos últimos anos, experiente e com muita qualidade coletiva e individual. Mas vamos à procura da vitória”

SÉRGIO CONCEIÇÃO

TREINADOR DO FC PORTO “Não posso misturar o amor que tenho pelo FC Porto. Sou profission­al, vou fazer tudo para a minha equipa vencer”

RICARDO QUARESMA

JOGADOR DO BESIKTAS

 ??  ?? Dragões testaram ontem o relvado do Besiktas Park, onde esta noite tentarão fazer algo que nunca ninguém fez naquele palco nas competiçõe­s europeias: vencer
Dragões testaram ontem o relvado do Besiktas Park, onde esta noite tentarão fazer algo que nunca ninguém fez naquele palco nas competiçõe­s europeias: vencer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal