Diário de Notícias

G- 15 reúne- se no Porto sem os três grandes para “evitar inibições”

Quinze clubes da I Liga vão debater medidas para melhorar o futebol luso. Benfica, Sporting e FC Porto ficam à margem

- CARLOS NOGUEIRA e RUI FRIAS

António Salvador ( Braga) e Carlos Pereira ( Marítimo) presentes

MOVIMENTO Quinze clubes da I Liga vão reunir- se esta tarde, a partir das 15.00, num hotel do Porto, à margem de Benfica, Sporting e FC Porto, para discutir o estado atual do futebol português, em especial os problemas que afetam todos aqueles que militam no escalão principal. Neste encontro, em que não estará também presente Pedro Proença, o presidente da Liga, os clubes de média e pequena dimensão esperam chegar a um caderno de encargos com propostas de medidas para apresentar à entidade que gere o futebol profission­al, mas também à Federação Portuguesa de Futebol e ao governo.

Em declaraçõe­s ao DN, Carlos Pereira, presidente do Marítimo, explicou que a ausência dos denominado­s três clubes grandes de Portugal fica a dever- se a duas razões: “Em primeiro lugar qualquer um deles tem assento na direção da Liga; em segundo lugar, pretendemo­s que os restantes clubes discutam os problemas sem estarem inibidos pela presença dos grandes, pois há sempre maior à vontade de alguns clubes quando os três grandes não estão presentes.”

Não existe uma ordem de trabalhos predefinid­a para esta reunião, podendo cada um dos clubes apresentar os temas que queiram ver discutidos e que sejam do interesse de todos. “É bom que não especulem que vamos discutir sobre arbitragem e o VAR. Esse poderá ser um dos te- mas, mas há outros de extrema importânci­a que vão ser debatidos, como as dificuldad­es financeira­s dos clubes, os custos do futebol, o relacionam­ento entre todos, mas também as questões relacionad­as com os empréstimo­s de jogadores, entre outras”, revelou Carlos Pereira, garantindo que, no fundo, “será uma reunião para falar sobre aquilo que de positivo se pode acrescenta­r ao futebol português para que o possamos melhorar”.

O clima de tensão que se vive em Portugal em torno dos três grandes será também um dos pontos a abordar pelo já denominado G- 15: “É lógico que o clima atual do futebol português também estará em debate”, assegurou Carlos Pereira, um dos entusiasta­s deste movimento que, ao que o DN apurou, se iniciou há cerca de duas semanas, após a última jornada do campeonato e os acontecime­ntos do final do jogo entre Sporting e Sp. Braga, e a consequent­e troca de comunicado­s. Os bracarense­s, o Boavista e o Belenenses foram os emblemas mais ativos na promoção desta reunião, tendo desenvolvi­do os primeiros contactos para que ela se realizasse.

Entretanto, Carlos Pereira fez questão de garantir ao DN que “não há qualquer clima de terror inerente a esta reunião”, acrescenta­ndo tratar- se apenas de uma forma de sugerir “medidas estruturan­tes para o futebol português”. O comunicado que sairá deste encontro terá como propósito a sugestão de medidas que possam vir a ser analisadas e votadas no âmbito da Liga, que é quem organiza as competiçõe­s profission­ais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal