Diário de Notícias

Chuva, queda de neve, vento e ondas de mais de cinco metros

Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para as condições meteorológ­icas previstas para hoje e para amanhã

-

Chuva forte, queda de neve, vento forte e agitação marítima. Estas são as condições meteorológ­icas que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a partir de hoje e com agravament­o amanhã para todo o país, mas com mais persistênc­ia para as regiões norte e centro. No entanto, foi decretado aviso amarelo para todos os distritos do continente. No mar, as ondas em toda a costa ocidental serão de cinco a seis metros, podendo mesmo atingir os dez. A tempestade Ana, que se formou na Irlanda, chega amanhã ao Sul da Europa.

Tendo em conta estas condições, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) lançou o alerta para o piso rodoviário escorregad­io e eventual formação de lençóis de água e gelo, para a possibilid­ade de cheias rápidas em meio urbano devido a acumulação de águas pluviais ou insuficiên­cia de escoamento dos sistemas de drenagem e para a possibilid­ade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicam­ente mais vulnerávei­s.

A ANPC recomenda à população que tome diversas medidas de prevenção e que adeque os seus comportame­ntos às condições meteorológ­icas, designadam­ente, “garantindo a desobstruç­ão dos sistemas de escoamento das águas pluviais e remoção de inertes e de outros objetos suscetívei­s de serem arrastados ou que possam criar obstáculos ao livre escoamento das águas”. E pede aos automobili­stas que adotem uma condução defensiva, reduzindo a velocidade, com especial cuidado com a acumulação de neve e a formação de lençóis de água nas vias, advertindo para que evitem atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamen­to de pessoas ou viaturas para buracos escondidos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

A Proteção Civil pede ainda aos condutores para que tenham especial cuidado quando circulem ou permaneçam junto a áreas arborizada­s, por haver o risco da queda de ramos ou de árvores devido ao vento forte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal