Diário de Notícias

Ronaldo e Messi e o golo que abre o prolongame­nto

-

Liga dos Campeões correspond­er ao nível do investimen­to feito na equipa. Portanto, não devem ser vistos como fatores à partida desequilib­radores a maior idade de Ronaldo (que é dois anos e meio mais velho do que Messi e sete anos mais velho do que Neymar), uma pretensa superiorid­ade da seleção brasileira sobre a argentina ou a portuguesa ou a vantagem do FC Barcelona na Liga espanhola, onde o Real Madrid arrancou a gasóleo, bem devagar. Da mesma forma que o facto de, na semana em que recebeu a quinta Bola de Ouro, Ronaldo ter estabeleci­do um novo recorde, ao marcar em todos os jogos da fase de grupos da Champions, também não será mais do que uma simples indicação de prioridade­s. Os jogos deste outono já não contam para a Bola de Ouro de 2018, mas quando se vê o contraste entre o Ronaldo triste e incapaz da Liga espanhola e o goleador pujante e influente da Liga dos Campeões, percebe-se ao menos que Zidane está a pôr a prioridade da equipa na competição europeia.

Tem sido esse o maior contraste na gestão da época destes dois extraterre­stres, já ambos para lá dos 30 anos e por isso nada aconselhad­os a fazerem 50 ou 60 jogos a tope numa só época. É que enquanto Zidane, a ver o Real Madrid a uma distância inegociáve­l, se prepara para repetir o que já fez na época passada e poupar Ronaldo nos jogos da Liga interna, durante a segunda metade da época, Ernesto Valverde tem optado por poupar Messi na competição europeia: o argentino saiu do banco contra o Sporting, tal como já lhe tinha sucedido perante a Juventus. É certo que esta prioridade será segurament­e invertida na fase decisiva da Champions, quando o FC Barcelona precisar do seu astro a 100%, a tempo de influencia­r uma possível caminhada do Barça até à final mas talvez já não de roubar a Cristiano Ronaldo o cetro de melhor marcador da prova: Messi segue para já com três golos, a seis de Ronaldo e a três de Neymar, Cavani ou Kane.

Coisa pouca? Talvez não. É que, há onze anos seguidos (os cinco de Ronaldo, os cinco de Messi e ainda o de Kaká), o Bola de Ouro é o melhor marcador da Liga dos Campeões.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal