Diário de Notícias

Porto goleia Setúbal e segura liderança do campeonato

Tradição começou no Brasil por iniciativa de jornalista. As portuguesa­s mais antigas são no Funchal e em Ponta Delgada. Mais de três dezenas de provas vão realizar-se no nosso país entre o final deste ano e início de 2018

-

A São Silvestre de Lisboa, com partida e chegada na Av. Liberdade, junta anualmente cerca de dez mil participan­tes

DAVID PEREIRA A tradição nasceu em São Paulo, foi buscar inspiração a França e remonta a 1925. Durante uma viagem a Paris, o jornalista brasileiro Cásper Líbero ficou maravilhad­o com uma corrida noturna na qual os atletas carregavam tochas ao longo do percurso e decidiu promover algo semelhante no seu país à meia-noite do derradeiro dia do ano de São Silvestre, Papa falecido e canonizado a 31 de dezembro de 335.

Nestes 92 anos, a prova tornou-se uma das principais do calendário mundial e inspirou a criação de um sem-número de corridas em todo o mundo, incluindo em Portugal, onde este ano vão realizar-se mais de três dezenas (ver quadro). Poucas se mantêm fiéis ao conceito original, indo para a estrada noutras datas e noutros horários, mas não deixam de carregar a designação e de se realizar no final ou no início do ano.

Em Portugal, a mais antiga é a Volta ao Funchal, que ocorre desde 1959, maioritari­amente na noite de 28 de dezembro – algo que se verifica neste ano (17.45) – e com uma distância mais curta do que a habitual (10 km) nas provas lusas do género: 5850 metros. A edição do ano passado bateu um recorde de atletas classifica­dos: 2667. Se a São Silvestre portuguesa mais antiga é na Madeira, a segunda é nos Açores. A de Ponta Delgada também possui uma distância mais curta (6200 metros) e no sábado terá a 54.ª edição – a primeira foi em 1964.

No continente a que tem mais tradição é a da Amadora, uma das poucas que se disputam a 31 de dezembro, data que não inibe a forte presença do público. Uma vitória de Carlos Lopes marcou a edição inaugural, em 1975, de um evento que neste ano vai acontecer pela 43.ª vez. A partida para os 10 km será dada, como é habitual, a dois tempos: às 17.50 para a elite feminina e às 18.00 para o resto. Antes, haverá o tradiciona­l desfile de carro clássicos. Esperam-se cerca de dois mil participan­tes num evento que vai estrear uma corrida para crianças. Lisboa é êxito recente Bem mais recente é a São Silvestre de Lisboa, que vai para a 10.ª edição – a mais antiga da capital é a dos Olivais, que vai realizar-se pela 29.ª vez. Apesar da juventude, já conta com a certificaç­ão cinco estrelas da European Athletics e tem cativado a presença de milhares de participan­tes. O recorde de classifica­dos (10 148) é de há dois anos, mas no e que será ameaçado na 24.ª edição. Palavra ainda para Braga e Coimbra, que vão decorrer pela 40.ª vez.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal