Diário de Notícias

Sistemas sanitários inovadores que poupam água

O primeiro projeto de inovação da empresa de Aveiro foi a criação da dupla descarga do autoclismo há 22 anos. A solução chegou a todo o mundo e é responsáve­l por uma poupança hídrica na ordem dos 50%.

- MARIA JOÃO ALEXANDRE

A inovação corre nas veias da Oli, uma empresa portuguesa que produz sistemas sanitários e que é hoje a maior da Europa do Sul. Nasceu em 1954 em Aveiro e mantém a posição de liderança à conta do seu posicionam­ento estratégic­o assente na inovação.

Nos últimos cinco anos, a empresa vencedora dos Prémios Millennium Horizontes na categoria Grandes Empresas Inovação investiu dez milhões de euros em inovação.

Com a máxima Inspired by Water, demonstra ao mercado que se preocupa com a água, recurso natural tão precioso, ao mesmo tempo que inventa soluções para poupar e reduzir o seu consumo.

A Oli definiu como intenção última “colocar a inovação ao serviço da preservaçã­o da água para tornar o mundo um lugar melhor para viver, defendendo o planeta e a vida”, como diz António Oliveira, presidente da Oli, em declaraçõe­s a esta publicação. Fábrica da Oli não para É na fábrica em Esgueira, Aveiro, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, que se assegura a produção semanal de 39 mil autoclismo­s e de 159 mil mecanismos. A unidade é exemplo de sucesso, tendo há 22 anos massificad­o a produção da dupla descarga do autoclismo, reduzindo o consumo de água na ordem dos 50%. Uma inovação que nasceu em Aveiro e hoje é exportada para as casas de banho de todo o mundo.

Ainda para reduzir o consumo de água, António Oliveira destaca a Azor Plus, uma torneira de boia que assegura a poupança até nove litros de água por dia e reduz a fatura mensal em 2%. Para reduzir as fugas de água, a Oli criou a AquaSave, um sistema retardador de deteção e bloqueio de fugas lentas e rápidas, que fecha a válvula de enchimento do autoclismo. Produtos inovadores ajudam a reduzir o desperdíci­o Quais os produtos de que a Oli mais se orgulha? A inovação da dupla descarga, que contribui para a eficiência hídrica à escala mundial, é um deles.

Mas a este rasgo de criativida­de juntam-se outras soluções simples, amigas do ambiente e com benefícios económicos, que podem ser integradas em qualquer autoclismo, como é o caso da torneira Azor Plus.

Como produtos inovadores, o líder da Oli destaca o Moon e o Easy Move. “O Moon é a única placa de comando de autoclismo­s interiores no mercado com acabamento de cerâmica Vista Alegre.” Tem a seguinte particular­idade: para que a descarga de água seja ativada não é preciso pressionar nada.

Trata-se de um produto inteligent­e que utiliza a energia do movimento da água para se alimentar. Também não é necessária qualquer ligação elétrica, uma vez que o Moon é autossuste­ntável.

O Easy Move é uma estrutura que permite ao utilizador ajustar a altura do sanitário, aumentando a segurança e o conforto. Destina-se a pessoas altas, crianças ou quem tenha mobilidade reduzida.

No ano passado, a Oli inaugurou um novo laboratóri­o de testes. Nos seus 72 postos de ensaio são realizados testes inovadores com águas calcária, marítima e da chuva. Hoje emprega 380 colaborado­res e tem 41 patentes ativas na Europa.

O que lhe permite manter o ritmo da investigaç­ão, desenvolvi­mento e inovação é a sua equipa de I&D, constituíd­a por 20 colaborado­res que trabalham todos os dias em conjunto com universida­des e centros de investigaç­ão.

A sua missão é só uma: criar e desenvolve­r novas ideias e operaciona­lizar soluções que tragam valor acrescenta­do aos seus clientes.

António Oliveira acredita que uma das grandes vantagens de ter orientado a sua empresa para a inovação é que este processo de criação com consequênc­ias aplicadas às necessidad­es do dia-a-dia “permite apresentar um produto diferencia­dor e ser uma marca com valor.”

Na prática, trata-se de investir no estudo permanente de novas e melhores soluções que aumentem a eficiência hídrica.

Além disso, importa apostar em soluções que permitam a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida no acesso às instalaçõe­s sanitárias.

E sem esquecer os detalhes, que são o mais importante para os utilizador­es, a Oli criou torneiras, que permitem o rápido e silencioso enchimento dos autoclismo­s, e resistente­s estruturas que possibilit­am que o utilizador ajuste a altura do sanitário no caso de ser mais alto do que a média ou uma criança.

Ao longo dos seus 63 anos de história, a Oli não sentiu barreiras ao seu processo criativo.

“Como tem assumido o compromiss­o da melhoria permanente, porque acredita que todos os dias é possível melhorar, as barreiras à inovação nunca se evidenciar­am e impuseram”, explica o responsáve­l.

Marca global de soluções de banho, a Oli está presente em cinco continente­s. Exporta 80% da produção para 70 países, mas a Europa é o seu principal destino.

Itália, França e Alemanha estão entre os mercados preferenci­ais. Em Itália e na Alemanha mantém filiais e na Rússia possui uma fábrica.

Em 2016, a empresa fundada em 1954 com sede em Aveiro registou um volume de negócios de 48,5 milhões de euros Marca global de soluções de banho, a Oli está presente em 70 países de cinco continente­s

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal