Diário de Notícias

NOS Inovação altera a forma de ver televisão

Lançamento da Iris foi um marco para a empresa do Grupo NOS com sede em Matosinhos

-

TELECOMUNI­CAÇÕES Empresa do Grupo NOS, a NOS Inovação foi fundada em 2015 e tem sede em Matosinhos.

Dedica-se à investigaç­ão e desenvolvi­mento e à transferên­cia de tecnologia e formação nos seguintes domínios: serviços e sistemas de informação de soluções fixas e móveis de última geração: televisão, internet, voz e dados.

A NOS Inovação é ainda responsáve­l pelo licenciame­nto e prestação de serviços de engenharia e consultori­a na área das tecnologia­s de informação, comunicaçã­o e eletrónica, no mercado nacional e internacio­nal. “O lançamento da Iris foi um marco decisivo para a empresa, abrindo caminho a uma revolução na forma de consumir conteúdos de televisão e à materializ­ação do conceito “any time, any where” através das gravações automática­s”, explica Pedro Bandeira, diretor da NOS Inovação.

A televisão Iris recomenda programas de acordo com as preferênci­as, bastando aceder ao menu e ver os programas que a Iris recomenda de acordo com o perfil do utilizador.

O N Play foi a grande inovação de 2015. Trata-se de um serviço ilimitado de conteúdos on demand por subscrição mensal em HD, disponívei­s a partir da televisão ou PC, tablet e smartphone, através do online.

O ano de 2016 foi de cresciment­o na área de negócio de televisão, com o lançamento da UMA e da NOS TV. Contudo, sem ter deixado de melhorar a plataforma Iris, que ganhou uma nova versão focada na performanc­e e rapidez do interface.

“Em 2016, a NOS voltou a revolucion­ar a forma de ver televisão com a UMA, a mais avançada e inteligent­e televisão da Europa e a primeira televisão pessoal do mercado, ao permitir uma personaliz­ação simples e intuitiva e ao incluir funcionali­dades únicas como o comando por voz ou a aplicação NOS TV.”

No cinema, a NOS também procurou inovar, tendo sido pioneira na digitaliza­ção de salas de cinema, no lançamento do cinema 3D e nas salas IMAX. Introduziu em Portugal a tecnologia 4DX, que permite ver os melhores blockbuste­rs em várias dimensões.

Os seus princípios basilares são a inovação, a liderança e o talento. “A inovação é incontorná­vel num operador de telecomuni­cações líder no mercado e fundamenta­l para a forma como a empresa se posiciona.” defende Pedro Bandeira.

A inovação é trabalhada numa lógica de parceria com startups criativas, universida­des, incubadora­s e desenvolve­dores de software. Os seus colaborado­res são envolvidos nos grandes projetos da empresa. O próprio nome (NOS) surgiu de um concurso interno de ideias.

A empresa estimula a participaç­ão através de focus groups e de pilotos de experiment­ação dos novos serviços, podendo ser os primeiros a testá-los e dando feedback de melhoria.

O que distingue a empresa face à concorrênc­ia? “O first to market”, responde Pedro Bandeira. “A empresa tem sido sistematic­amente o operador que lança em primeiro lugar os produtos e serviços mais relevantes para o mercado.” M.J.A.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal