Diário de Notícias

Abbas à procura de apoios no Egito e na Turquia

Presidente palestinia­no quer soluções arrojadas para responder a Donald Trump e a Benjamin Netanyahu

-

CAIRO Ao quinto dia consecutiv­o de manifestaç­ões nos países muçulmanos, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, deslocou-se ao Egito para se encontrar com o presidente Abdel Fatah al-Sisi e com o líder da Liga Árabe. Hoje estará na Turquia. O objetivo é o mesmo: recolher apoios para uma reação o mais forte possível contra os planos de Telavive (apoiada por Washington, com o anúncio de Donald Trump) em fazer de Jerusalém a capital de Israel sem negociaçõe­s nem acordo prévio com a Palestina.

Após o encontro com Vladimir Putin (ver texto ao lado), o presidente egípcio disse que a mudança da representa­ção diplomátic­a norte-americana “teria efeitos perigosos na paz e na segurança na região”.

“São necessária­s decisões arrojadas dos palestinia­nos e dos árabes na próxima fase”, disse o porta-voz de Mahmoud Abbas, Nabil Abu Rudainah. No domingo, os ministros dos Negócios Estrangeir­os da Liga Árabe estiveram reunidos. No final do encontro soube-se apenas que pretendem aprovar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU a condenar a decisão de Donald Trump em transferir a embaixada para Jerusalém.

Perante o Parlamento Árabe, e em nome de Abbas, o ministro dos Negócios Estrangeir­os da Autoridade Palestinia­na, Riyad Malki, denunciou o “flagrante ataque aos direitos históricos, legais e naturais do povo palestinia­no.” C.A.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal