Diário de Notícias

Melhor des(a)tino do mundo

- PAULO BALDAIA

Anotícia de que Portugal foi eleito o melhor destino turístico do mundo deve fazer que mais pessoas se preparem para visitar o país, mas é melhor dizer-lhes para não virem. Ou então fazer uma campanha a avisar que devem acrescenta­r mais um dia no plano de férias. Descontand­o o tempo que vão ter de estar antecipada­mente no aeroporto para fazer o check-in, mais as três horas para entrar passando no controlo de fronteiras no aeroporto, chega e não chega ao hotel, desfazer as malas e é hora de ir dormir. Esse dia não serve para mais nada. Os turistas devem estar, aliás, preparados para mais um massacre na hora de sair.

É o turismo que tem alavancado o cresciment­o económico e a criação de novos empregos, razão pela qual temos de estar todos satisfeito­s quando, nos World Travel Awards, Portugal é eleito o melhor destino do mundo, a Madeira o melhor destino insular do mundo e Lisboa o melhor destino city break do mundo. Se é o turismo que precisa de correr bem, melhor era impossível nos chamados óscares do turismo.

Mas se há certeza que existe neste setor é que a fama é efémera e os destinos são de modas. Ora convinha que fizéssemos tudo certo enquanto o vento sopra a nosso favor. Os privados vão fazendo o que sabem e podem, novos e melhores hotéis, Airbnb, novos restaurant­es, os melhores festivais, rotas turísticas, etc. As autarquias também fazem o que podem e as cidades mais visitadas do país, com Lisboa e Porto à cabeça, estão bem preparadas para receber um crescente número de turistas. Mas há sempre quem não saiba quanto dói um tiro nos pés. O Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF) anda há tempos sem fim a avisar que os serviços no aeroporto de Lisboa têm de ser reforçados. O governo deu-lhes razão e entraram 45 estagiário­s, só que eles agora foram retirados para concluir o curso e os tempos de esperar para entrar no país voltaram a ser, nalguns casos, de três horas. Três horas, leu bem. Agora imagine que a viagem era sua e lhe acontecia o mesmo. Acreditava que este é o melhor destino do mundo?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal