Diário de Notícias

CHAMPIONS PORTO ENFRENTA LIVERPOOL COM ATAQUE FORTE MAS DEFESA FRACA

Porto defronta um Liverpool forte à frente e permeável atrás. Sporting tem viagem a Astana como problema e Braga volta a Marselha

- CARLOS NOGUEIRA

Os sorteios da Liga dos Campeões e da Liga Europa ontem realizados em Nyon, na Suíça, acabaram por não ser maus para as equipas portuguesa­s, tendo em conta as opções disponívei­s. Na prova milionária, o FC Porto terá de lutar com o Liverpool por um lugar nos quartos-de-final, tendo escapado aos colossos Barcelona, Manchester City e Paris Saint-Germain, por exemplo. Na Liga Europa, o Sporting tem no Astana um bom adversário para carimbar o acesso aos oitavos, enquanto o Sp. Braga terá uma eliminatór­ia que se prevê equilibrad­a com o Marselha. Borussia Dortmund e Nápoles seriam dores de cabeça bem maiores...

Vamos por partes. O Liverpool será um osso difícil de roer para o FC Porto, sobretudo pelo poder ofensivo do clube inglês, onde o egípcio Mohamed Salah fortaleceu esta época um setor que contava com o versátil Roberto Firmino, o velocíssim­o Sadio Mané e o sempre perigoso Daniel Sturridge. Uma frente ofensiva que costuma ser bem municiada pela estrela da companhia, o brasileiro Philippe Coutinho.

Só que o sorteio terá deixado Sérgio Conceição a fazer contas aos danos que poderá causar a uma defesa débil, que inclusive está sem o seu melhor elemento, o defesa-direito Clyne, que poderá recuperar a tempo da eliminatór­ia. Contudo, os números não deixam dúvidas: são 31 golos sofridos em 25 jogos esta época. Aliás, este é um problema que Jürgen Klopp nunca conseguiu resolver, pois na época passada o Liverpool sofreu 47 golos em outros tantos jogos, enquanto na primeira época do treinador alemão os reds encaixaram 71 golos em 63 partidas.

O Liverpool investiu nesta época qualquer coisa como 89 milhões de euros, sendo o lateral Andrew Robertson o único defesa que adquiriu ao Hull City, equipa que tinha descido de divisão...

O aspeto defensivo dos ingleses pode ser explorado pelo FC Porto, embora tenha de ter muito cuidado com o ataque do Liverpool, sobretudo porque na primeira mão não poderá contar com o brasileiro Felipe, que irá cumprir castigo. Refira-se que o segundo jogo, em Anfield, é antecedido da receção dos dragões ao Sporting para a Liga. Viagem de oito horas a Astana O Sporting vai jogar pela primeira vez com uma equipa do Cazaquistã­o. O Astana é um adversário bastante acessível, se olharmos para o valor dos dois plantéis. Há contudo outros aspetos a ter em conta, como a viagem, que terá a duração de oito horas, algo que o Benfica fez há dois anos, estabelece­ndo então o recorde da viagem mais longa das provas da UEFA. “A maior dificuldad­e, além da desportiva, será a diferença horária, que é de seis horas, e o tempo de viagem, nunca inferior a sete horas”, sublinhou ontem André Geraldes, diretor do futebol dos leões.

Além disso, há a registar a forma aguerrida como joga a equipa treinada por Stanimir Stoilov – antigo médio do Campomaior­ense –, o relvado artificial e a temperatur­a negativa em Astana (média de 16 graus negativos em fevereiro). Por isso, todos os cuidados são poucos. Cuidado com as chuteiras O Sp. Braga reencontra o Marselha, equipa com a qual mediu forças na fase de grupos da Liga Europa em 2015, então com uma derrota 0-1 em França e um triunfo caseiro por 3-2. O jogo no Velódrome ficou marcado por um episódio rocamboles­co, pois horas antes da partida foram roubadas as chuteiras dos jogadores bracarense­s, o que valeu uma participaç­ão à UEFA.

Esta é a segunda visita do Marselha ao Minho nesta época, pois a 2 de novembro perdeu em Guimarães (1-0), num jogo célebre pelo pontapé de Evra a um adepto francês que resultou na suspensão do lateral pelo clube. A equipa francesa nunca ganhou em Portugal, registando cinco derrotas e um empate. No plantel de Rudi Garcia, destacam-se o ex-portista Rolando e o ex-benfiquist­a Mitroglou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal