Diário de Notícias

O maior desafio são as pessoas e a sua requalific­ação

As pessoas que estão no ativo têm de ser formadas e não pensar só em substituí-la pelas gerações mais jovens

-

FORMAÇÃO “Quando se fala em economia digital, o principal desafio em Portugal não é tecnológic­o, porque aí o nosso país dá cartas. O maior desafio são as pessoas”, defendeu João Vasconcelo­s no debate sobre “O poder da economia digital”, que juntou três CEO da área digital.

“E não estamos a falar dos jovens, esses já estão bem preparados, mas o que é preciso é formar as pessoas que estão no ativo, prepará-las para lidar com as novas tecnologia­s, em vez de pensar em despedi-las para pôr os mais qualificad­os no seu lugar”, sublinhou o ex-secretário de Estado da Indústria.

A maior barreira, o maior desafio a abraçarmos o digital, são, de longe, para João Vasconcelo­s, as pessoas que estão nas empresas e não quem está na escola, “que essas novas gerações têm qualificaç­ões. É quem está neste momento no ativo, são esses que temos de requalific­ar”.

As apostas em Portugal têm de ser feitas a nível da formação profission­al, em primeiro lugar, mas também no ensino secundário e superior.

O problema da falta de pessoas qualificad­as passa-se na banca, na administra­ção pública, em todos aqueles setores económicos que têm um legado, têm história, defenderam os intervenie­ntes no debate. É preciso fazer que quem está na empresa e lá trabalha aprenda e tenha mais know-how sobre tecnologia, marketing digital, mobile payments do que tinha.

“Esse desafio não cabe só ao governo nem ao Estado, há empresas que estão a fazê-lo internamen­te. Esse desafio vai caber a toda a gente”, concluiu João Vasconcelo­s.

Miguel Santo Amaro, CEO da Uniplaces, sublinhou, por seu lado, a competitiv­idade que sente a nível do recrutamen­to do talento. “Estamos a competir numa plataforma internacio­nal ,ou seja, o talento que tenho de atrair vem de Londres, Berlim, Estados Unidos e isso é uma realidade completame­nte diferente”, sublinhou o gestor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal