Diário de Notícias

Portugal pode ser líder no digital, tem é de apanhar o comboio

É possível abrir uma empresa na Estónia sem ter de se ir lá. Portugal tem de seguir o exemplo se quer atrair mais investimen­to

-

CARLA CASTRO Portugal tem todas as condições para ser líder no digital e devia pôr os olhos no que se passa na Estónia. Ironicamen­te, há uns anos, os estónios vieram a Portugal aprender sobre governo digital e administra­ção pública digital, tudo o que a Autoridade Tributária portuguesa estava a fazer. E agora passou-nos à frente. Esta foi uma das principais conclusões do debate realizado ontem na TSF sobre “O poder da economia digital”, promovido pela iniciativa Prémios Inovação NOS/DinheiroVi­vo/TSF.

“Hoje, na Estónia, pode-se pedir cidadania, abrir uma conta bancária, montar uma empresa, criar postos de trabalho, pagar impostos, tudo isso sem ter de lá ir”, afirmou João Vasconcelo­s, conselheir­o sénior da Clearwater Internatio­nal, empresa de consultado­ria (corporate finance house) com Miguel Santo Amaro (Uniplaces), Sebastião Lancastre (Easypay) e João Vasconcelo­s, Clearwater (da esquerda para a direita) sede em Londres, um dos intervenie­ntes do debate. “E a Estónia também pertence à União Europeia, à zona euro, tem a mesma regulação europeia do que nós”, por isso, isso não serve de desculpa, acrescento­u Sebastião Lancastre, CEO da Easypay, instituiçã­o de pagamentos eletrónico­s que reúne diferentes opções de pagamento numa única plataforma.

Esta “é a primeira revolução de todas que podemos acompanhar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal