Diário de Notícias

Parecido com Valerian no cinema mas bem diferente na BD

George Lucas nunca se referiu a Valerian como o herói inspirador da sua saga mas há quem ache que está aí o embrião de Star Wars

-

Poucos filmes têm uma componente tão gráfica como os da saga Star Wars. Não é novidade alguma, pois desde os primeiros momentos do Episódio IV que ao olhar-se para o ecrã e observar os passos iniciais da invenção de George Lucas se percebia como aquele guião poderia ter sido transplant­ado de um álbum de banda desenhada. Teria sido Lucas inspirado pela nona arte?

Nunca houve resposta para tal questão, mas a recente estreia do filme de Luc Besson baseado na série Valerian trouxe o assunto à baila. Não pelo realizador Lucas, que jamais falou sobre o tema, mas por quem acha que o agente espáciotem­poral esteve na base da conceção de StarWars. Os próprios autores de Valerian são adeptos dessa teoria e não têm dúvida de que o seu trabalho foi uma pista criativa para a saga segundo já referiram. Aliás, foi com essa certeza que um deles, Mézières, saiu da sala de cinema em 1977 após ver StarWars: “Pareceu-me vagamente familiar!”

E há muitos pormenores de Valerian alegadamen­te replicados em StarWars, como a cena onde a Princesa Leia veste um sensual biquíni, tal como a parceira deValerian, Laureline, usara num dos seus álbuns; o Falcon de Harrison Ford muito semelhante à nave XB982 da dupla... A gozar com isso, o desenhador deValerian publicou um cartoon em 1983 na revista de banda desenhada francesa Pilote em que parodiava o encontro entre Luke Skywalker e Leia com Valerian e Laureline num cenário espacial.

Nada disso já interessa pois ninguém poderá dizer que Star Wars não foi a grande saga do século passado e que o será neste também. Ou que Star Wars seja o ponto de partida para inúmeros álbuns de banda desenhada focados em episódios e protagonis­tas desta saga. É o caso de três livros que a editora Planeta está a lançar.

O primeiro, DarthVader – A Guerra de Shu-Torun em que o argumentis­ta coloca o poderoso Vader num combate diplomátic­o em que a força está mais presente do que o diálogo depois da destruição da Estrela da Morte. Os desenhos são de Salvador Larroca e Leinil Yu e trazem às pranchas novos personagen­s num argumento idealizado por Kieron Gillen.

O segundo, intitulado apenas Star Wars – Prisão Rebelde 3, com o mesmo autor no argumento e Yu no desenho, conta ainda com Jason Aaron no guião e Angel Unzueta e Mike Mayhew na ilustração, recriando os tempos da Rebelião, com um espião a infiltrar-se em Coruscant com o intuito de saber os planos das forças imperiais.

O terceiro volume recria o penúltimo episódio da saga, O Despertar da Força, uma leitura própria para quem quer relembrar o período anterior ao filme que vai estrear amanhã. Aqui os autores são outros, ChuckWendi­g no argumento e Luke Ross e Mark Laming, que contam como se reencontra o “velho” Luke Skywalker numa ilha obscura e se prepara o reinício de um novo fôlego para a saga – inesperada­mente perturbado com a morte na vida real da atriz Carrie Fischer, a Princesa Leia. Todos os álbuns contêm no final um conjunto de posters para os fãs.

Diga-se que nenhum destes álbuns faz recordar Valerian, pois os seus estilos aproximam-se muito mais do que é próprio aos comics de inspiração norte-americanos que aos cânones franco-belgas. Ou seja, na banda desenhada nada faz lembrar os alegados inspirador­es. JOÃO CÉU E SILVA

 ??  ?? Star Wars – Prisão RebeldeVár­ios Editora Planeta 152 páginas PVP: 16,95 euros
Star Wars – Prisão RebeldeVár­ios Editora Planeta 152 páginas PVP: 16,95 euros
 ??  ?? Star Wars – O Despertar da ForçaVário­s Editora Planeta 144 páginas PVP: 19,95 euros
Star Wars – O Despertar da ForçaVário­s Editora Planeta 144 páginas PVP: 19,95 euros
 ??  ?? Star Wars – Darth VaderVário­s Editora Planeta 128 páginas PVP: 16,95 euros
Star Wars – Darth VaderVário­s Editora Planeta 128 páginas PVP: 16,95 euros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal