Diário de Notícias

Três grandes tentam juntar-se nos quartos dez épocas depois

Benfica, Sporting e FC Porto tentam pela terceira vez neste século chegar em conjunto a uma fase tão adiantada

-

CARLOS NOGUEIRA A lei do mais forte é algo que nem sempre se aplica na Taça de Portugal. E a prova disso é que nas 17 edições que se disputaram neste século, só por duas vezes Benfica, Sporting e FC Porto chegaram juntos aos quartos-de-final da prova. Foi em 2005-06, em que os dragões eliminaram os leões nas meias-finais e conquistar­am o troféu diante doV. Setúbal, e em 2007-08, em que o Sporting eliminou as águias nas meias-finais e conquistou o troféu perante o FC Porto no Jamor.

A barreira dos oitavos-de-final pode assim ser ultrapassa­da pelos três grandes pela primeira vez, dez anos depois. Na altura, Benfica e Sporting jogaram em casa e afastaram, respetivam­ente, Paços de Ferreira e Marítimo, enquanto o FC Porto eliminou o Sertanense na condição de visitante.

Desta vez, os leões apresentam-se com a missão aparenteme­nte mais facilitada, uma vez que defrontam, esta tarde (19.00) em Alvalade, oVilaverde­nse, do Campeonato de Portugal.

Jorge Jesus, técnico leonino, assumiu ontem que o nome do adversário não irá mudar a atitude da sua equipa. “Jogamos sempre com pressão alta, independen­temente de ser o Barcelona ou Vilaverden­se. Queremos que o nosso adversário sinta o poder do Sporting”, assumiu, acrescenta­ndo que “vencer é a obrigação” da sua equipa.

Por sua vez, António Barbosa, treinador do clube deVilaVerd­e, garantiu que a sua equipa “não irá meter autocarros” à frente da sua baliza. “Claro que passaremos muitos momentos em que teremos de defender em várias fases do jogo, mas também vamos jogar quando pudermos”, prometeu.

Quem também joga em casa são os portistas, frente aoV. Guimarães, numa partida que se disputa amanhã (20.15) e na qual o favoritism­o dos dragões é claro, até porque o histórico é-lhe amplamente favorável nesta competição, pois em 12 eliminatór­ias os vimaranens­es apenas por duas vezes conseguira­m o apuramento (1975-76 e 2004-05) e ambas a jogar em casa.

Em teoria, é ao Benfica que esperam as maiores dificuldad­es, uma vez que visita esta noite o Rio Ave, em Vila do Conde, onde esta época já empatou 1-1 para a I Liga. Isto apesar de nas cinco eliminatór­ias que os dois clubes disputaram até ao momento os encarnados terem levado sempre a melhor, sendo que a última foi na final de 2013-14.

Aliás, Rui Vitória, técnico benfiquist­a, assumiu ontem que os vilaconden­ses são “uma das boas equi- pas do campeonato”, razão pela qual assumiu que a sua equipa está obrigada a “impor a sua forma de jogar” para conseguir garantir o apuramento – Rafa e Eliseu não viajam para Vila do Conde, enquanto Felipe Augusto está de regresso.

O jogo tem todos os ingredient­es para ser um bom espetáculo, até porque Miguel Cardoso, treinador do Rio Ave, já afirmou que a sua equipa “tudo fará para vencer o Benfica”. “Sabemos que para disputar a final temos, antes, de fazer jogos importante­s e com adversário­s fortes. Temos de ser muito competente­s e estar no limite das nossas capacidade­s, porque queremos ganhar”, sublinhou o técnico dos vilaconden­ses, que assumiu “a responsabi­lidade de condiciona­r o jogo” dos tetracampe­ões nacionais. Nove épocas sem final de grandes A caminhada para a final do Jamor já perdeu um potencial grande obstáculo dos três grandes nestes oitavos-de-final: o Marítimo. Os madeirense­s foram eliminados, em casa, pelo Cova da Piedade no desempate por penáltis, após um empate a zero após 120 minutos.

Se os três grandes ultrapassa­rem os respetivos obstáculos nestes oitavos-de-final, aumentam as probabilid­ades de a Taça de Portugal 1. O benfiquist­a Jonas e o médio vilaconden­se Pelé reencontra­m-se esta noite, depois do duelo entre ambos no jogo da I Liga, em que o brasileiro marcou, de penálti, o golo do empate a uma bola 2. Jorge Jesus defendeu ontem a necessidad­e de os jogadores do Sporting encararem o jogo com o Vilaverden­se como se fosse com o Barcelona

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal