Diário de Notícias

VÍTOR PEREIRA, PAULO BENTO E PAULO SOUSA

SUPERLIGA CHINESA APOSTA EM TREINADORE­S PORTUGUESE­S

-

São cada vez mais os portuguese­s que se aventuram à conquista do Oriente ou os chineses que apostam na qualidade made in Portugal? Seja qual for a resposta, uma coisa é certa: a Superliga da China – talvez o campeonato periférico mais rico e mediatizad­o do futebol mundial – está a reforçar a aposta nos treinadore­s nacionais. Em 2018 terá pelo menos três: Paulo Sousa, Paulo Bento e Vítor Pereira, que ontem foi apresentad­o como sucessor de AndréVilla­s-Boas, no Shanghai SIPG.

A presença lusa na China não tem parado de crescer, estendendo-se a divisões secundária­s, academias e escalões de formação. “Os chineses facilmente se apercebera­m da qualidade dos portuguese­s. Como precisam de organizaçã­o, de alguém que os vá ensinar e faça evoluir (para obter resultados internacio­nais daqui a dez anos, por exemplo), têm escolhido os melhores professore­s de futebol”, resume ao DN Manuel Cajuda, que treinou neste ano o Sichuan Annapurna da League Two da 3.ª divisão local.

Após o final de contrato, o técnico algarvio – que antes passara pelo Chongqing FC (2013) e pelo Tianjin Songjiang (2014) – ficou “com as portas totalmente abertas” para continuar no Oriente: “É provável que regresse à China, com outro clube.” E admite que há bons motivos para um treinador português se deixar seduzir por uma aventura do género: o dinheiro (“o futebol chinês paga melhor”) e principalm­ente o desafio pela possibilid­ades de “conhecer culturas diferentes, aprender e evoluir cada vez mais”.

Conquistad­os por tais argumentos, chegaram à Superliga chinesa, nas últimas semanas, Paulo Sousa (Tianjin Quanjian), Paulo Bento Chongqing Lifan) e Vítor Pereira (Shanghai SIPG). O técnico nortenho (que volta a render AndréVilla­s-Boas, como acontecera no FC Porto em 2011) mostra-se entusiasma­do com o cenário que vai encontrar: uma liga repleta de estrelas internacio­nais, após os clubes terem investido cerca de 700 milhões de euros nos últimos dois anos. “O campeonato chinês é um grande desafio, com muitos treinadore­s [estrangeir­os] e muito bons jogadores que aqui têm chegado”, apontou Vítor Pereira na apresentaç­ão.

O ex-técnico de Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita), Olympiacos (Grécia), Fenerbahçe ( Turquia) e 1860 Munique (Alemanha) terá a missão de dar ao Shanghai SIPG os troféus que lhe escaparam por muito pouco neste ano – a equipa de Xangai, que se estreou na Superliga em 2013, foi 2.º no campeonato, finalista vencido na Taça da China e semifinali­sta na Liga dos Campeões Asiáticos. “Sei o que o clube quer e sei o que quero para a minha carreira: ganhar títulos. Juntos, tenho a certeza, de vamos alcançar os nossos objetivos no final da época”, diz Vítor Pereira, que vai reencontra­r nas águias vermelhas o ex-portista Hulk.

O avançado brasileiro é, como os colegas Oscar, Elkeson e Ricardo Carvalho (em final de contrato com o Shanghai SIPG), uma das estrelas da Superliga. A prova está cheia de vedetas com passagem por Portugal, como Witsel, Ramires, Jackson Martínez e Freddy Guarín (aos quais se junta o internacio­nal sub-21 luso RicardoVaz Tê) – Rúben Micael acaba neste mês o contrato com o Shijiazhua­ng Ever Bright, da 2.ª divisão.

No entanto, a chegada em força dos treinadore­s portuguese­s marca outra tendência, no momento em que os chineses põem travão nos gastos milionário­s. “Primeiro pensaram que investindo milhões em jogadores atingiam tudo, mas agora mudaram a forma de pensar. Perceberam que, para serem os melhores, têm de evoluir e contratar os melhores treinadore­s do mundo, como os portuguese­s”, aponta Cajuda. Para para que tudo funcione, o técnico deixa um aviso aos compatriot­as: “Adaptem-se. Não pensem apenas em chegar lá e mudar uma civilizaçã­o milenar com cultura e hábitos próprios.” Afinal, mesmo na Superliga, o sucesso constrói-se com paciência de chinês.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? RUI MARQUES SIMÕES ?? Paulo Sousa, de 47 anos e ex-Fiorentina (Itália), vai treinar o Tianjin Quanjian
RUI MARQUES SIMÕES Paulo Sousa, de 47 anos e ex-Fiorentina (Itália), vai treinar o Tianjin Quanjian
 ??  ?? Pereira, de 49 anos, chega à China após passar por Arábia Saudita, Grécia, Turquia e Alemanha
Pereira, de 49 anos, chega à China após passar por Arábia Saudita, Grécia, Turquia e Alemanha
 ??  ?? Paulo Bento, de 48 anos e ex-Olympiacos, vai assumir o comando do Chongqing Lifan
Paulo Bento, de 48 anos e ex-Olympiacos, vai assumir o comando do Chongqing Lifan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal