Diário de Notícias

May chega com derrota caseira mas sai com luz verde da Europa

Líderes dos 27 discutem hoje recomendaç­ão para dar início à segunda fase das negociaçõe­s sobre a saída de Londres da UE

-

ANA MEIRELES A primeira-ministra britânica chegou ontem a Bruxelas ainda a digerir a derrota que sofrera no dia anterior em Londres, quando 309 deputados britânicos, incluindo 11 conservado­res rebeldes, deram o sim a uma emenda que estipula que o acordo final com a União Europeia terá de ser aprovado através de uma lei votada no Parlamento – 305 votaram contra. Mas hoje, no segundo e último dia do Conselho Europeu, é praticamen­te certo que os 27 líderes europeus irão dar luz verde para o início da segunda fase das negociaçõe­s sobre a saída do Reino Unido da UE.

À chegada, Theresa May disse que iria “falar sobre o brexit e a profunda e especial parceria que quero construir com a UE”, sublinhand­o que apesar da saída do Reino Unido, “isso não quer dizer que iremos

May está “desapontad­a” com votação do Parlamento britânico deixar as nossas responsabi­lidades em termos da segurança europeia”.

Voltando à questão do brexit, May disse estar “desapontad­a” com o resultado da votação de quarta-feira no Parlamento britânico, mas reforçou que “a saída está a fazer bons progressos na Câmara dos Comuns”. “Estamos no caminho certo para cumprir o brexit”, declarou.

Angela Merkel e Emmanuel Macron tiveram ontem um encontro bilateral e, segundo uma fonte do Eliseu, a questão do brexit está “em grande parte tratada”, não se esperando um grande debate para hoje.

Uma indicação que já tinha sido dada pela chanceler alemã à entrada do primeiro dia da cimeira. “Congratulo-me especialme­nte com o trabalho de Michel Barnier, bem como com os passos que o Reino Unido deu, em particular em termos de resolução das questões sobre a sua saída. Assim, há boas hipóteses de que possamos começar com a fase dois”, afirmou Merkel.

Falando já sobre a segunda fase das negociaçõe­s, e o seu grau de dificuldad­e, o presidente do Conselho Europeu alertou ontem para o facto de que só a união demonstrad­a até agora pelos 27 em relação ao brexit poderá levar a um bom acordo, agora que o tema será o comércio. “Não tenho dúvidas de que o verdadeiro teste da nossa união será a segunda fase das negociaçõe­s”, afirmou Donald Tusk.

A primeira fase das negociaçõe­s abrangeu os direitos dos cidadãos, a questão da fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte e a “fatura” que Londres irá pagar pela saída da UE, tendo-se chegado a um acordo na passada sexta-feira, com os negociador­es europeus a declarar que tinham sido feitos “progressos suficiente­s” para passar à fase seguinte. Recomendaç­ão que terá agora a bênção dos líderes europeus.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal