Diário de Notícias

Froome defende-se: “O meu legado não está manchado”

Britânico volta a reafirmar inocência no caso de uso de salbutamol. Alemão Tony Martin lança duro ataque a Froome e à UCI

-

Chris Froome jura que não quebrou as regras e que apenas tomou um medicament­o para a asma

NUNO FERNANDES Os ataques e as suspeitas sucedem-se, mas Chris Froome continua a reclamar inocência no caso do controlo positivo na Volta à Espanha que foi conhecido na quarta-feira – acusou na urina valores acima dos autorizado­s de salbutamol, substância utilizada para o tratamento da asma. “O meu legado não está manchado. Não infringi as regras e não tomei mais do que a quantidade permitida. Estou seguro de que a verdade virá ao de cima”, disse o ciclista que venceu quatro vezes a Volta à França, numa entrevista à BBC.

O britânico da Sky admitiu que está a colaborar com a União Ciclista Internacio­nal (UCI) para o apuramento da verdade e reforçou que não quebrou as regras. “Tomei um medicament­o comum para o tratamento da asma. Todos os asmáticos sabem do que se trata. O ciclismo tem estado num lugar obscuro nos últimos anos e sempre tentei mostrar que este desporto já não é o que era. Há dez anos que corro com asma e a medicar-me. Conheço as regras e os limites e nunca os violei”, insistiu.

O ciclista não se tem cansado de reclamar a sua inocência e ontem voltou a deixar uma mensagem no Twitter, no sentido de o seu exemplo poder ter repercussõ­es noutros desportist­as que sofrem da mesma doença . “É triste ver argumentos errados sobre o uso de salbutamol. E espero que este caso não impeça os atletas asmáticos de usar um inalador em situações de emergência por receio de serem penalizado­s. Não é nada que tenhamos de ter vergonha”, defendeu.

As reações negativas ao caso Froome sucederam-se ontem e o maior ataque surgiu de Tony Martin, ciclista alemão da Team Katusha-Alpecin. “A nossa credibilid­ade está em jogo. Estou zangado. A situação de Froome é definitiva­mente um caso de dois pesos e duas medidas. Os outros atletas são imediatame­nte suspensos após um teste positivo. A Froome e à sua equipa, a UCI deu tempo para explicaçõe­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal