Diário de Notícias

UMA DIVERTIDA HISTÓRIA MUSICAL “PARA PAIS FANÁTICOS E FILHOS COM PUNKADA”

Uma enciclopéd­ia do rock, com quase 150 músicos e explicaçõe­s sobre os vários géneros musicais, desde os anos de 1950 até à atualidade. Com os nomes óbvios e outros menos conhecidos. Para abrir os ouvidos aos mais pequenos

- MARIA JOÃO CAETANO

A sandes favorita de Elvis Presley era de manteiga de amendoim, bacon, banana e mel. Quando Otis Redding era pequeno participou em muitos concursos de talento – tinha tanto talento que ganhou 15 vezes seguidas até que, para dar hipótese aos outros, lhe pediram para não participar mais. Já Madonna, que por estes dias podemos encontrar nas ruas de Lisboa, entrou no livro de recordes do Guinness como a artista feminina mais bem-sucedida de todos os tempos, tendo vendido mais de 300 milhões de discos. Ainda longe de recordes estão os Bon Iver: conta a lenda que, em 2006, Justin Vernon foi viver para uma cabana isolada na floresta, em pleno inverno. Como tinha pouco que fazer começou a compor músicas muito tristes – que viriam a tornar-se os primeiros sucessos do grupo.

É assim, repleto de pequenas histórias, o livro A História do Rock para Pais Fanáticos e Filhos com Punkada, de autoria de Rita Nabais, com ilustraçõe­s de Joana Raimundo, que a Escafandro acaba de publicar.

Rita Nabais tem 42 anos e é professora de Português e Inglês. Também é editora da Escafandro, em parceria com Nuno M. Valente. Mas mais do que isto, Rita é uma apaixonada por música. Desde pequena, por influência dos pais e do irmão mais velho – que lhe mostrou “o mestre” David Bowie –, Rita sempre ouviu música considerad­a alternativ­a pelos colegas da mesma idade. “Sempre gostei de descobrir. Tanto podia ouvir Rammstein como Dead Can Dance ou Philip Glass”, conta. “Sou eclética, que é para não usar a palavra esquisita”, ri-se. Começou a passar música em alguns bares em Alcobaça, onde mora, e escreveu sobre música em várias publicaçõe­s.

A ideia para fazer esta enciclopéd­ia do rock para miúdos já é antiga. Junta esta grande “pancada” pelo

rock alternativ­o com uma necessidad­e real do mercado: “Tudo o resto já está feito. Há imensos livros sobre história da música, e mesmo sobre rock há muita coisa publicada, há até teses de mestrado. Para crianças é que não há grande coisa e o que há é muito datado e fala sempre dos mesmos”, diz Rita Nabais. Ela queria fazer um livro que fosse mais completo, que falasse dos nomes incontorná­veis mas que também falasse daqueles menos conhecidos, que não parasse nos anos 80 mas que falasse dos músicos que se ouvem agora nas rádios – e ainda que fosse um livro bonito e divertido.

A História do Rock para Pais Fanáticos e Filhos com Punkada é isto tudo. A enciclopéd­ia tem 147 entradas com ilustração e texto mas depois, no final de cada capítulo, Rita Nabais propõe “outros músicos” do mesmo género. “Ao todo são mais de 500 as bandas referidas”, assegura. Nomes que vão desde “os pioneiros do rock”, como Bill Haley & His Comets Little Richard, até aos músicos mais recentes, como Grizzly Bear ou Vampire Weekend. “São apostas minhas, mas é um risco assumido. Pesquisei muito e consultei as minhas ‘bíblias musicais’, que me ajudaram muito”, explica Rita Nabais.

A pensar nos leitores com mais de 8 anos, a enciclopéd­ia está organizada por secções com nomes pouco ortodoxos – “Camisas de Flanela” para o grunge, “Yo” para o hip hop, por exemplo. Além disso, procurou “fugir das biografias tradiciona­is”, conta. “Não me pareceu interessan­te fazer listas dos discos editados. Dentro da história de cada um procurei histórias divertidas e curiosidad­es. Até porque muitas destas vidas foram muito duras, há histórias de pobreza, de drogas, de suicídios.” Era preciso aligeirar um bocadinho. No final, Rita Nabais só espera que os pequenos e os grandes leitores fiquem com vontade de ir ouvir todas estas (e outras) bandas e que descubram o prazer da música. Com mais ou menos rock.

 ??  ??
 ??  ?? Ilustração de Amy Winehouse por Joana Raimundo
Ilustração de Amy Winehouse por Joana Raimundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal