Diário de Notícias

Imaginar o futuro, um ciclo de conversas com cientistas

2084 – Imagine é o nome da série imaginada pela documentar­ista Graça Castanheir­a. Arranca na segunda-feira, no CCB

-

TECNOLOGIA Como será o mundo em 2084? As promessas – e as incógnitas – de tecnologia­s como a robótica, a inteligênc­ia artificial e mais tudo o que está para vir oscilam entre cenários de admirável mundo novo e de um futuro sombrio, dominado por temíveis máquinas totalitári­as. Como sabê-lo? Lançar luz sobre as respostas que hoje já são possíveis é o objetivo do ciclo de conversas com cientistas 2084 – Imagine, idealizado pela documentar­ista Graça Castanheir­a, que arranca na próxima segunda-feira no CCB.

“A ideia é lançar o debate a partir dos conceitos básicos e contribuir para a literacia nesta área, de forma que as pessoas possam ter uma visão informada sobre as novas tecnologia­s que farão parte do nosso futuro e participar nas escolhas éticas que vai ser necessário fazer”, afirma ao DN Graça Castanheir­a. “Penso que não devemos queixar-nos em abstracto, e imaginar futuros sombrios sem conhecimen­to de causa”, sublinha. E explica: “Com esta série quero contribuir para aumentar o conhecimen­to das pessoas sobre estas questões, para que esse futuro possa ser pensado por todos.”

Em colaboraçã­o com o CCB, a documentar­ista fará ao longo dos próximos meses a série de 12 conversas com outros tantos cientistas – “seis portuguese­s e seis estrangeir­os”, esclarece –, pelas quais passarão os conceitos básicos e o devir de questões como a programaçã­o ou o funcioname­nto dos algoritmos, a inteligênc­ia artificial e a robótica, as neurociênc­ias e a forma como devemos relacionar-nos com todos esses conhecimen­tos.

“As conversas serão gravadas em vídeo, sempre às segundas-feiras, às 21.00, na sala de ensaios do CCB, e terão uma duração entre 45 minutos e hora e meia, na presença de público”, afirma Graça Castanheir­a. As entrevista­s serão depois transforma­das em episódios de 30 minutos e o conjunto poderá eventualme­nte ficar acessível num site próprio. O primeiro entrevista­do, na segunda-feira, é o cientista Gonçalo Lopes, da Fundação Champalima­ud, e o tema é o da relação entre o sistema nervoso humano e os sistemas computacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal