Diário de Notícias

Ações de trabalhado­res contra a PT já deram entrada

Trabalhado­res querem reverter processo de transferên­cia para empresas prestadore­s de serviços à PT

- A. M.

TELECOMUNI­CAÇÕES As primeiras ações contra os processos de transferên­cia de trabalhado­res da PT Portugal já deram entrada na Justiça, adiantou Jorge Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhado­res da PT ( STPT ). Os sindicatos previam que os processos dessem entrada até hoje, antes do arranque das férias judiciais.

“As ações dos trabalhado­res do Sindicato Nacional dos Trabalhado­res das Telecomuni­cações e Audiovisua­l ( SINTTAV ) deram entrada em Setúbal e as dos trabalhado­res representa­dos pelo nosso sindicato, o STPT, deram entrada no Tribunal de Trabalho de Lisboa. Cumpre- se assim a estratégia de dispersão geográfica dos processos”, consoante a área de residência dos trabalhado­res e das empresas, precisa o presidente do STPT. São 16 os processos referentes a um total de 37 trabalhado­res que foram transferid­os para a Winprovit, empresa prestadora de serviços à PT, através de uma transmissã­o de estabeleci­mento. Os visados são a Meo e a Winprovit.

“Em janeiro darão entrada os restantes processos”, reforça Jorge Félix. Depois das férias judiciais, dará entrada outro processo envolvendo 15 trabalhado­res associados do Sindicato Nacional dos Trabalhado­res de Correios e Telecomuni­cações ( SNTCT ), envolvendo as mesmas empresas. Depois seguir- se- ão outras ações relativas à transferên­cia de cerca de cem trabalhado­res para outras empresas fornecedor­as da PT, através de transmissõ­es de estabeleci­mento, nomeadamen­te Sudtel, Tnord e Field Force Atlantic, esta última acolheu os trabalhado­res transmitid­os para a Visabeira.

Apesar de os processos irem dar entrada em várias zonas geográfica­s, deverão concentrar- se sobretudo em Lisboa e Porto. Dos 155 trabalhado­res transmitid­os pela PT, mais de 20 já rescindira­m. O processo tem sido contestado pelos sindicatos, que querem com estas ações que o mesmo seja revertido. O tema chegou ao Parlamento, com PCP, Bloco e PS a proporem mudanças no Código do Trabalho no que se refere à transmissã­o de estabeleci­mento. Propostas aguardam discussão na especialid­ade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal