Diário de Notícias

Hamsik já destronou Maradona e Kane sonha com o título de melhor goleador

Internacio­nal. Internacio­nal eslovaco marcou o golo da vitória sobre a Sampdoria e chegou aos 116 no Nápoles, um a mais do que El Pibe. Já o avançado inglês está a um de alcançar Messi como o máximo marcador de 2017, com 54 golos

- GONÇALO LOPES

Manchester United de José Mourinho deixou dois pontos no terreno do Leicester e vê título de Inglaterra cada vez mais distante

Em vésperas de Natal, Hamsik e Harry Kane têm razões para crer que o Pai Natal será simpático com ambos. É que o eslovaco somou o seu 116.º golo ao serviço do Nápoles e superou a marca de Diego Armando Maradona e o inglês, com o seu hat trick diante do Burnley, está a um golo de ser o melhor marcador do ano civil de 2017. Na terça-feira ainda tem jogo com o Southampto­n para igualar ou destronar o argentino Lionel Messi, líder com 54.

Em sábado de poucas emoções em Inglaterra e Itália, os feitos destes dois jogadores destacaram-se. Primeiro em Nápoles, onde o capitão Hamsik fez história ao suplantar Diego Armando Maradona, para muitos um dos melhores da história. O internacio­nal eslovaco fez o golo da vitória da sua equipa na receção à Sampdoria (3-2), na 18.ª jornada da liga italiana, e alcançou então os 116 golos (96 na Serie A, cinco na Taça de Itália e 15 nas competiçõe­s europeias), isto em dez anos, pois chegou a Nápoles na temporada 2007/2008.

Maradona, por sua vez, demorou menos tempo a chegar aos 115 golos, tendo representa­do o Nápoles, onde ainda hoje é ídolo, entre 1984 e 1991

Quebrado um recorde, também o inglês Harry Kane poderá festejar ainda em 2017. Ontem voltou a ser a grande figura do seu Tottenham na vitória por 3-0, no terreno do Burnley. Apontou os três golos e alcançou Cristiano Ronaldo e Cavani com um total de 53 golos no ano civil de 2017.

No entanto, o avançado poderá ainda fazer melhor, dado que na próxima terça-feira, no tão badalado boxing day, poderá aumentar a sua conta no encontro em casa com o Southampto­n. Com um novo golo igualará Lionel Messi no topo da classifica­ção, com 54, caso marque mais, terminará 2017 como o máximo goleador. Mourinho perde pontos no final No que diz respeito aos restantes jogos do dia de ontem nas ligas italianas e inglesas, o destaque vai claramente para o empate (2-2) do Manchester United no terreno do Leicester City.

A equipa da casa até começou a vencer, com um golo de Vardy logo aos 27 minutos, mas o espanhol Mata conseguiu a reviravolt­a para os comandados de José Mourinho aos 40’ e 60’, respetivam­ente. As coisas pareciam correr bem para os red devils, até porque a partir dos 74’ começaram a jogar com mais um, devido à expulsão de Amartey. Os lances para dilatar a vantagem sucediam-se, mas a verdade é que o Manchester United nunca conseguiu matar o jogo. E, como diz o ditado, quem não mata...morre. E na derradeira jogada do encontro Maguire fez o empate, após cruzamento largo para a área.

Quem aproveitou bem esta jornada foi o cada vez mais líder Manchester City, que venceu por 4-0 o Bournemout­h e, além do desaire do United, aproveitou também o empate do Chelsea com o Everton.

Destaque também para a quarta derrota consecutiv­a no campeonato do Watford de Marco Silva, a quinta nos últimos seis jogos, que desceu à 10.ª posição da Premier League, fruto do golo de Pascal Gross, aos 64’.

Em Itália, o AC Milan voltou a perder, desta vez em casa com a Atalanta, por 2-0, num jogo em que André Silva jogou os últimos sete minutos, Isto numa jornada marcada pelo difícil triunfo da Juventus sobre a Roma, por 1-0.

 ??  ?? Hamsik, à esquerda, destronou Maradona, ao passo que Harry Kane ainda pode superar Messi em 2017
Hamsik, à esquerda, destronou Maradona, ao passo que Harry Kane ainda pode superar Messi em 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal