Diário de Notícias

Jerusalém

- RASLAN ABU RUKUN ENCARREGAD­O DE NEGÓCIOS EMBAIXADA DE ISRAEL EM PORTUGAL

Às vésperas do Natal a Embaixada de Israel deseja Boas Festas a todos e partilha a sua visão sobre Jerusalém após o voto nas Nações Unidas.

Há 3000 anos que Jerusalém tem sido a capital do povo judeu. E há quase 70 anos a capital do Estado de Israel (a celebrar em maio de 2018).

Israel, como Estado soberano, tem o pleno direito, assim como qualquer outro no mundo, de escolher a sua própria capital.

Não obstante este facto, agradecemo­s a decisão justa do presidente Trump em reconhecer o que há muito é uma realidade – Jerusalém como a capital de Israel. Acreditamo­s que este é um passo importante para a paz, pois não há paz que não inclua Jerusalém como a capital de Israel.

Jerusalém é a capital de Israel e a sede de todas as suas instituiçõ­es democrátic­as: Presidênci­a, Knesset (Parlamento), governo e Supremo Tribunal e tal não pode ser alterado pelos votos de uma maioria automatica­mente anti-Israel nas Nações Unidas.

Acreditamo­s que os Estados e as sociedades que pertencem à civilizaçã­o judaico-cristã, incluindo Portugal, não têm interesse em colaborar com as tendências e a narrativa distorcida­s lideradas pelos palestinia­nos e outros elementos radicais que negam os laços inquebráve­is entre o povo judeu e Jerusalém.

Jerusalém só se tornou sagrado para o cristianis­mo e o islamismo porque o foi primeiro para o judaísmo e constituiu a primeira capital histórica do povo judeu. Estes são factos históricos. Também compartilh­amos o compromiss­o do presidente Trump com o avanço do processo de paz entre Israel e todos os nossos vizinhos, inclusive os palestinia­nos.

É importante enfatizar que Israel continua comprometi­do com o statu quo nos sítios sagrados e continuará a garantir a liberdade de culto tanto para judeus como para cristãos e muçulmanos. Conselheir­o da Embaixada de Israel, o autor pertence à comunidade drusa, minoria religiosa que convive bem com a maioria judaica. Está colocado em Lisboa desde 2014

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal