Diário de Notícias

PATRÍCIO VAI IGUALAR NA LUZ OS 436 JOGOS DE DAMAS E AMEAÇA O RECORDE DE 453 DE HILÁRIO

Longevidad­e. Guardião leonino vai atingir 436 jogos com a camisola dos leões. Luisão e Herrera dominam no Benfica e no FC Porto

- NUNO FERNANDES

Gelson Martins, apesar dos seus 22 anos, é o terceiro jogador do plantel do Sporting com mais jogos realizados, num total de 114

Rui Patrício é, de longe, o jogador do atual plantel do Sporting com mais partidas realizadas pelo clube leonino. E na quarta-feira, no dérbi contra o Benfica, na Luz, vai atingir 436 jogos oficiais com a camisola dos leões, registo que fará que iguale a marca do saudosoVít­or Damas, o seu grande ídolo, e colocar-se no segundo lugar dos futebolist­as do emblema de Alvalade com mais jogos realizados pelo clube, um ranking liderado por Hilário (453), mas que poderá ser ultrapassa­do pelo guarda-redes ainda nesta temporada.

Esta marca histórica (igualar número de jogos de Damas) será atingida no Estádio da Luz, no jogo da 16.ª jornada, diante do rival Benfica, na quarta-feira, às 21.30 (BTV ). Isto, se Patrício, como tem sido norma, ficar de fora amanhã, no jogo da Taça da Liga, frente ao Belenenses – nesta competição Jesus costuma dar a titularida­de a Salin.

Rui Patrício chegou ao Sporting em 2000, com 13 anos, depois de contratado por 1500 euros ao Marrazes, clube do distrito de Leiria. Fez a formação ao lado de nomes como Adrien e Daniel Carriço, e estreou-se pela equipa principal dos leões com 19 anos, pela mão de Paulo Bento, que o tinha orientado nos juniores. Foi nos Barreiros, num Marítimo-Sporting, a 19 de novembro de 2006, benefician­do das lesões de Ricardo e Tiago. E a estreia não poderia ter corrido melhor, pois o Sporting ganhou 1-0 e Patrício defendeu um penálti. A partir da temporada 2007-08 assumiu a titularida­de nos leões e não mais saiu da baliza. São 435 jogos até ao momento – 308 na I Liga, 27 na Taça de Portugal, 11 na Taça da Liga, 2 na Supertaça, 34 na Liga dos Campeões (incluindo qualificaç­ão) e 53 na Liga Europa (também com qualificaç­ão).

Refira-se que Damas defendeu as redes leoninas durante 15 épocas, distribuíd­as por duas passagens pelo clube. De 1966 a 1976, e depois de representa­r o Santander, V. Guimarães e Portimonen­se, haveria de regressar a Alvalade para jogar entre 1984 e 1979. Patrício está a cumprir a sua 12.ª temporada nos verdes e brancos.

“É sempre um orgulho fazer parte da história do Sporting e estar a bater recordes junto a nomes que são ídolos e figuras incontorná­veis do Sporting, como Damas. Mas o mais importante disso tudo continua a ser o nosso objetivo principal: fazer do Sporting campeão”, referiu Patrício em 2015, que dois anos depois continua sem conseguir concretiza­r o objetivo de ser campeão pelos leões – tem três Taças de Portugal e três Supertaças.

O exemplo de Luisão

Se Patrício é um caso ímpar de longevidad­e em Alvalade – o segundo jogador com mais jogos oficiais disputados é o capitão William Carvalho, com 172, ainda muito longe dos 435 do guardião, e na terceira posição surge Gelson Martins, com 114 –, no Benfica há um futebolist­a que na atualidade bate todos os recordes. Trata-se do defesa-central Luisão, com 536 jogos realizados pelas águias e que recentemen­te passou António Veloso, tendo apenas à sua frente Nené, avançado que realizou um total de 578 partidas oficiais com a camisola das águias.

O brasileiro, capitão do Benfica, que em fevereiro foi alvo de uma homenagem do clube quando atingiu os 500 jogos oficiais, está a cumprir a sua 15.ª temporada pelas águias e ainda como titular no centro da defesa aos 36 anos. Luisão pode gabar-se de ter no currículo um total de 20 títulos conquistad­os ao serviço do clube da Luz, destacando-se seis campeonato­s nacionais.

No FC Porto da atualidade, o jogador com mais jogos disputados pelo clube é o mexicano Héctor Herrera, com 170 partidas na equipa principal dos dragões – 115 na

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal