Diário de Notícias

Massa de ar do Ártico gela EUA e Canadá. Queda de neve bate recordes

Ano Novo em Nova Iorque deve ser um dos mais frios desde 1907. Em Ontário mau tempo prolonga-se por janeiro

- ANA MEIRELES

Uma massa de ar frio vinda do Ártico deixou grande parte do Nordeste e do Centro-Oeste dos Estados, bem como regiões do Canadá, literalmen­te geladas, com os meteorolog­istas a avisarem que as baixas temperatur­as podem prolongar-se até ao princípio do ano.

Um dos principais locais de festejos de Ano Novo nos Estados Unidos é a Times Square, em Nova Iorque, onde se juntam centenas de milhares de pessoas. Diz-se que a queda da bola desta passagem de ano naquela praça será a terceira mais fria de sempre desde que esta tradição teve início, em 1907.

O serviço de meteorolog­ia aponta que as temperatur­as poderão descer até aos 12 graus Celsius negativos, um valor bem abaixo da média. “Está mesmo frio, mas eu adoro. Parece que os meus dedos vão partir-se, mas está tudo bem”, dizia ontem em Times Square Tashena Eason, uma enfermeira de 28 anos, vinda da Florida, um dos poucos estados norte-americanos que escaparam a esta vaga de frio. Os festejos de Ano Novo em cidades como Minneapoli­s e Chicago também prometem ser mais gelados do que o normal, com previsões de 25 graus negativos na primeira e 26 na segunda.

Tioga, no Dakota do Norte, não muito longe da fronteira com o Canadá, foi muito provavelme­nte o local mais frio nos Estados Unidos na quinta-feira à noite, com os termómetro­s a registarem 26 graus negativos. O Serviço Nacional de Meteorolog­ia lançou um alerta de temperatur­as a rondar os 12 graus negativos na região que compreende Nova Inglaterra, o norte da Pensilvâni­a e Nova Iorque. Para o norte do estado de Nova Iorque, a leste do lago Ontário, o aviso era de “perigosos” ventos frios e temperatur­as que poderiam variar entre os 20 e os 34 graus negativos durante o dia de ontem.

Erie, uma cidade de cerca de cem mil pessoas nas margens do lago Erie no nordeste da Pensilvâni­a, estava ontem a preparar-se para mais tempestade­s, que poderiam trazer consigo mais 25 centímetro­s de neve. Esta cidade já se encontrava “enterrada” sob um manto de neve de 1,65 metros, um recorde já com 59 anos causado por uma tempestade no início da semana – em 1958, o manto de neve tinha-se ficado pelos 1,1 metros. “Eles estão habituados a neve nesta parte do estado, mas tanta neve em tão pouco tempo não tem precedente­s”, desabafou Zach Sefcovic, do Serviço Nacional de Meteorolog­ia em Cleveland.

Donald Trump disse na quinta-feira que os EUA podiam usar “um pouco” do aqueciment­o global para combater as baixas temperatur­as esperadas para o final do ano. “No Leste, pode ser a noite de fim de ano mais fria registada. Talvez pudéssemos usar um pouco desse bom velho aqueciment­o global que o nosso país, não os outros, ia pagar biliões de dólares para combater. Agasalhem-se!”, escreveu no Twitter.

Com esta mensagem sobre a vaga do frio, Trump revive a polémica que criou em torno do aqueciment­o global, cuja existência negou, alegando que era uma criação da China para prejudicar a indústria norte-americana. Em junho, o republican­o retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, uma controvers­a decisão que deixou o país como o único do mundo fora deste tratado sobre alterações climáticas.

O Canadá está habituado às baixas temperatur­as, mas esta massa de ar vinda do Ártico já levou as autoridade­s a proibir a patinagem no gelo no exterior, com receio de que as pessoas congelem. Moradores das zonas mais frias em Alberta e Saskatchew­an falavam ontem em vidros de janelas rachados devido ao frio. Muitas cidades canadianas estavam a lançar ontem alertas de frio extremo, numa altura em que as previsões apontavam para uma descida das temperatur­as até aos 20 ou 30 graus abaixo de zero.

Tal como nos Estados Unidos, no Canadá prevê-se que este cenário se prolongue até ao Ano Novo. Exceção para a região de Ontário, onde a situação deverá prolongar-se durante janeiro. “O que torna este frio tão impression­ante é o quão expansivo é e o quanto tempo irá durar”, apontou um meteorolog­ista canadiano.

Autoridade­s do Canadá proibiram a patinagem no gelo no exterior. População fala em vidros rachados devido ao frio

 ??  ?? A cidade de Erie registou uma queda de neve recorde, com o manto a atingir 1,65 metros. Já em Nova Iorque, na famosa Times Square, os turistas enfrentam o frio, com as previsões a apontar para uma das passagens de ano mais frias em mais de um século
A cidade de Erie registou uma queda de neve recorde, com o manto a atingir 1,65 metros. Já em Nova Iorque, na famosa Times Square, os turistas enfrentam o frio, com as previsões a apontar para uma das passagens de ano mais frias em mais de um século

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal