Diário de Notícias

Séries para todos os gostos em todas as plataforma­s

No próximo ano, não há Game of Thrones mas haverá muito para ver nos vários canais portuguese­s. Novas temporadas de séries antigas. E estreias para todos os gostos. De uma nova série de ficção científica, Altered Carbon, na Netflix, à aventura de Nuno Ma

- Maria João Caetano

Este foi o ano de The Crown e do tão aguardado regresso de Twin Peaks, de David Lynch. Foi o ano da confirmaçã­o de Stranger Things e de pôr os fãs agarrados à televisão à espera de mais uma temporada de The Walking Dead e de Game of Thrones. Este foi um ano em que demos mais um passo que nos distancia das programaçõ­es generalist­as e nos transporta para plataforma­s de streaming, a que até os canais tradiciona­is recorrem. Vemos menos televisão na televisão. Vemos cada vez mais televisão no computador, nos tablets, nos telefones. E é assim que vamos continuar a fazê-lo em 2018. Comecemos pelas novidades. 9-1-1, que chega à Fox Life a 8 de janeiro, é uma das estreias que abrem o ano. Protagoniz­ada por Angela Basset, Peter Krause e Connie Briton, 9-1-1 é a nova produção de Ryan Murphy (o também argumentis­ta de êxitos como Nip/Tuck, Glee e American Horror Story, por exemplo). A série explora as experiênci­as de alta tensão da polícia, dos paramédico­s e dos bombeiros que, diariament­e, são confrontad­os com as situações mais difíceis e ainda têm de conseguir equilibrar os dramas no trabalho com as suas vidas pessoais. Uma espécie de E.R. – Serviço de Urgência em grande escala, agora nas ruas e com mais profission­ais envolvidos.

Por falar em Ryan Murphy, ele é também o produtor de American Crime Story, que vai voltar ao canal Fox Life já a 16 de janeiro. Depois de uma primeira temporada focada no caso de O.J. Simpson, a segunda temporada de American Crime Story conta a história do assassinat­o do estilista Gianni Versace cometido pelo serial killer Andrew Cunanan, com base no livro de Maureen Orth, Vulgar Favors: Andrew Cunanan, Gianni Versace, and the Largest Failed Manhunt in US History. Esta temporada irá mostrar tudo o que envolveu a morte do estilista que foi assassinad­o com um tiro à entrada da sua casa em Miami no ano de 1997. No elenco estão presentes Penélope Cruz (no papel de Donatella Versace), além de Darren Criss (como Andrew Cunanan, o assassino), Édgar Ramírez (como Gianni Versace), Ricky Martin (como Antonio D’Amico, o parceiro de Versace), e Max Greenfield (como Santo Versace). American Crime Story já ganhou vários prémios, incluindo dois Globos de Ouro, e tem tudo para continuar a ser uma das mais faladas séries do ano.

Uma das estreias mais aguardadas é Mosaic, uma série interativa com assinatura do realizador Steven Soderbergh e a participaç­ão da atriz Sharon Stone no papel de Olivia Lake, uma escritora e ilustrador­a de histórias para crianças que decide morar numa pequena cidade no Utah. Nas vésperas de Ano Novo, Olivia é encontrada assassinad­a e Mosaic segue a história do crime, a investigaç­ão e o processo legal que se seguiu. A estreia da série de seis episódios produzida pela HBO está marcada para 22 de janeiro no canal TV Séries mas, neste momento, quem estiver nos EUA já pode descarrega­r a aplicação e participar na versão interativa, escolhendo qual a personagem que quer seguir e tendo acesso a material extra.

Na Netflix, estreia a 2 de fevereiro Altered Carbon, série de ficção científica criada por Laeta Kalogridis a partir do livro com o mesmo nome de Richard K. Morgan. A ação passa-se no futuro, no século XXV: a sociedade foi transforma­da por uma nova tecnologia que permite digitaliza­r a consciênci­a, as mentes humanas podem ser transferid­as de um corpo para outro e a morte já não é um estado permanente. Takeshi Kovacs é o único sobreviven­te de um antigo grupo de guerreiros que foram derrotados numa revolta.

Na RTP, que continua a sua aposta na ficção nacional, estreia-se já no dia 3 de janeiro a série Excursões Air Lino, com Rui Unas e Dânia Neto nos papéis de Lino e Anita, a conduzirem um autocarro de excursões baratas, ocupado sobretudo por idosos, pelas terras de Portugal. Esta é uma série de comédia de autoria de Mário Botequilha e Filipe Homem Fonseca, realizada por Francisco Antunes.

Muita aguardada é a estreia de 1986, que só vai acontecer em março, depois de terminar o programa Fugiram de Casa de Seus Pais, de Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso. O primeiro episódio de 1986 foi apresentad­o neste mês no Comic Con, no Porto. Esta série criada por Nuno Markl, com Ana Markl, Filipe Homem Fonseca e Joana Stichini Vilela, é uma comédia dramática cuja ação se passa em 1986 com tudo o que isso implica, desde os penteados à música, passando pela ausência de telemóveis ou pela presença da campanha eleitoral para as presidenci­ais que iriam opor Freitas do Amaral e Mário Soares.

Para além destas e de outras novidades, é garantido que teremos novas temporadas de muitas das séries que têm feito sucesso nos vários canais. A lista é intermináv­el, mas saibam que inclui The X Files: Ficheiros Secretos, Investigaç­ão Criminal: New Orleans, The Walking Dead, Segurança Nacional, This Is Us, Anatomia de Grey, Scandal, Jamestown, Jessica Jones, Divorce, Westworld, SiliconVal­ley, Elementar ou The Affair. E quem perder algum episódio pode sempre voltar atrás e carregar no play.

 ??  ?? Altered Carbon, na Netflix, e uma nova American Crime Story, na Fox Life, são algumas das novidades
Altered Carbon, na Netflix, e uma nova American Crime Story, na Fox Life, são algumas das novidades
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal