Diário de Notícias

Sporting e FC Porto juntos contra “dia histórico” do G15

Propostas do grupo de clubes à margem dos grandes foram aprovadas. Bruno de Carvalho e Pinto da Costa abandonara­m em protesto

- RUI FRIAS

Sporting anunciou que suspende funções na direção da Liga e estuda impugnação da assembleia geral extraordin­ária

O G15 ganhou esta batalha – num dia que o presidente do Sp. Braga, António Salvador, apelidou de “histórico” para o futebol português – mas Sporting e FC Porto prometem vir a endurecer a “guerra” contra o grupo que agrega os clubes da I Liga que não os três grandes. Os leões anunciaram mesmo a suspensão de funções na direção da Liga e estão a estudar o pedido de impugnação da assembleia geral extraordin­ária do organismo realizada ontem no Porto, na qual o G15 fez vingar as suas propostas.

Já se previa uma reunião “quente”, no último dia útil de 2017, mas resultou mesmo em rápida rutura, com Sporting e FC Porto a assumirem o choque frontal com o G15. Bruno de Carvalho e Pinto da Costa abandonara­m os trabalhos, ao início da tarde, com o presidente leonino a atacar, posteriorm­ente, via Facebook, aquilo que chamou de “cobardia”, enquanto o líder portista saiu com um desafio ao G15, em declaraçõe­s aos media presentes: “Provoquem eleições e tomem conta da Liga.”

Na base desta posição está o facto de os restantes clubes não terem aceitado a inclusão das propostas de Sporting e FC Porto. “O que está em causa não é votar ou não nas propostas, é admiti-las. Querem substituir a direção da Liga? Querem conversa e diálogo e depois não aceitam as propostas dos outros. É um bocado esquisito, a mim parece mais um monólogo”, criticou Pinto da Costa, à saída da Liga.

“Este autodenomi­nado G15 - 3, decidiu substituir-se à Liga e fazer propostas diretament­e numa AG, mas numa total hipocrisia, que denunciei in loco, “apelando ao diálogo” quando nunca o quiseram”, apontou, por sua vez, Bruno de Carvalho, no Facebook.

No final da assembleia, com as propostas aprovadas, António Salvador, um dos principais impulsiona­dores do G15, frisou que se fez ontem “história no futebol português”, garantiu que este movimento de clubes “não quer excluir ninguém”, mas também não poupou críticas a Sporting e FC Porto, em contrapont­o com os elogios à “postura corretíssi­ma do Benfica”. “Ficou demonstrad­o que para determinad­os clubes ou se aprova o que eles querem ou não querem nada”, referiu, denunciand­o ainda o que qualificou de “pressão e quase coação durante a semana”.

Propostas aprovadas Entre as propostas aprovadas ontem, destaque para as novas regras de empréstimo­s: os clubes do mesmo campeonato só poderão emprestar no máximo até seis jogadores e apenas um por emblema.

O sorteio dos campeonato­s passará a ter apenas condiciona­ntes “geográfica e de segurança” – Sporting e Benfica, FC Porto e Boavista, ou Sp. Braga e V. Guimarães nunca jogam em casa na mesma jornada.

Ao nível do sistema do videoárbit­ro, foi aprovado que em cada estádio todos os jogos da época terão o mesmo número de câmaras.

Foram ainda aprovadas alterações nas taxas de transmissã­o televisiva e, no regulament­o disciplina­r, os dirigentes que tiverem três suspensões na mesma época “deixam de poder ir aos estádios na condição de visitado ou visitante”.

As alterações são válidas a partir da próxima época, se ratificada­s em assembleia geral da FPF.

 ??  ?? Bruno de Carvalho saiu antes da votação das propostas, chamando cobardes aos membros do G15
Bruno de Carvalho saiu antes da votação das propostas, chamando cobardes aos membros do G15

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal