Diário de Notícias

Auxiliares em protesto por falta de funcionári­os

LISBOA Auxiliares de duas escolas de Carnide cumprem até amanhã greve de duas horas. Ministro lembra reforço de trabalhado­res

-

Os trabalhado­res não docentes das escolas EB 2,3 Bairro Padre Cruz e EB 1 AidaVieira, em Lisboa, concentrar­am-se ontem em frente aos portões do primeiro estabeleci­mento em protesto pela falta de pessoal nestes espaços, que vivem “graves problemas”.

À Lusa, Luís Esteves, do Sindicato dos Trabalhado­res em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, avançou que o protesto visou alertar para “a falta de trabalhado­res não docentes nas duas escolas de um meio social complexo à volta e que se reflete” no seu funcioname­nto. Ambos os espaços, sublinhou, necessitam de “maior acompanham­ento e maior vigilância destas crianças e jovens”. De acordo com o sindicalis­ta, o universo escolar nos dois estabeleci­mentos é de cerca de 550 alunos, sobretudo entre os 3 e os 17 anos. Na EB 2,3 (do 5.º ao 9.º ano) há alunos com 18 anos. Nas escolas estão no ativo um total de 14 funcionári­os não docentes.

O responsáve­l adiantou que o Ministério da Educação tem vindo a remeter-se ao silêncio desde o verão e “não responde a ofícios, não se reúne nem com o sindicato nem com a federação, entrou numa onda de silêncio e não quer dialogar”. Ao protesto associou-se o presidente da Junta de Freguesia de Carnide, Fábio Sousa, que à Lusa sublinhou estar “em solidaried­ade para com as assistente­s operaciona­is que reivindica­m, com toda a justiça, a melhoria das condições de trabalho”. O autarca recordou que desde o final do verão têm sido feitas diligência­s junto da Administra­ção Regional de Educação, como reuniões com as associaçõe­s de pais e a direção do agrupament­o, “para salvaguard­ar e chamar a atenção para o reforço das auxiliares e também a melhoria do edificado da escola”. Em resposta, o ministro da Educação sublinhou ontem no Seixal que a sua equipa tem aumentado o número de funcionári­os não docentes nas escolas e que no próximo ano cada sala do ensino pré-escolar terá um auxiliar.

Hoje os portões da Escola EB 2,3 Bairro Padre Cruz e EB 1 Aida Vieira vão abrir somente pelas 10.00, mantendo-se a greve parcial dos assistente­s operaciona­is. LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal