Diário de Notícias

Casa Branca acusa Bannon de ter perdido a cabeça

Ex-assessor do presidente fala em reunião secreta de russos com Trump. Este acusa-o de espalhar “informaçõe­s falsas”

-

LIVRO O presidente Donald Trump teve ontem palavras duras para com o seu ex-conselheir­o Steve Bannon, “na sequência de comentário­s prejudicia­is” que este fez sobre Donald Trump Jr. num livro a ser publicado na próxima semana.

Intitulado Fire and Fury: Inside the TrumpWhite House (Fogo e Fúria: na Casa Branca de Trump), o livro é da autoria do jornalista Michael Wolff e baseia-se em mais de 200 entrevista­s com o presidente e elementos da sua administra­ção. Bannon é citado extensivam­ente na descrição do que sucedeu antes e após a chegada de Trump à Casa Branca.

Trump, que continuou a falar em particular com Bannon nos meses depois de o afastar como chefe de estratégia, cortou agora os laços com aquele numa declaração divulgada ontem pela Casa Branca. “Steve Bannon não tem nada a ver comigo nem com a minha presidênci­a. Quando ele foi demitido, ele não perdeu só o seu emprego, ele perdeu a cabeça”, lê-se no comunicado.

Trump afirma que Bannon teve pouco que ver com sua vitória presidenci­al em 2016, mas foi culpado pela perda de um assento republican­o no Senado dos EUA no Alabama, em dezembro, quando acusou Roy Moore de ter relações com menores do sexo feminino. Este acabou derrotado pelo democrata Doug Jones.

“Agora que ele está sozinho, Steve está a aprender que ganhar não é tão fácil quanto eu o faço parecer. Steve teve muito pouco a ver com nossa vitória histórica, que se deve aos homens e mulheres esquecidos deste país.”

“Steve finge estar em guerra com os media, que rotula de partido da oposição, mas ele na Casa Branca passou o tempo a fornecer-lhes informaçõe­s falsas para parecer mais importante do que era. Era a única coisa que ele fazia bem”, acrescento­u Trump. No livro, Bannon classifico­u como uma “traição” a reunião que Donald Trump Jr. combinou com Jared Kushner e Paul Manafort para o pai conhecer alguns russos. Uma reunião que, segundo The Washington Post, não terá chegado a realizar-se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal