Diário de Notícias

Não se confundam!

- PAULO BALDAIA

Aideia de que uma série de jornalista­s estaria a ser paga pelo Benfica para dar informação e receber informação é aterradora. Para o desporto, mas sobretudo para o jornalismo. Não é profissão isenta de responsabi­lidades em muita coisa, mas este e-mail, que o alegado autor desmente, esbarra num problema: o nome dos vários jornalista­s com quem trabalhei e trabalho. Gente séria e competente que não se vende por um prato de lentilhas.

Não é segredo nenhum, eu sou adepto fervoroso do FC Porto, mas no exercício da profissão não me deixo confundir. Como eu, conheço muitos jornalista­s do FC Porto, do Benfica, dos Sportings (de Portugal e de Braga), dos Vitórias (de Setúbal e de Guimarães), do Belenenses... que não se deixam confundir. Paixão pelo clube no futebol e pela verdade no jornalismo.

Mesmo no comentário, atividade que não está vedada a jornalista­s mas não é jornalismo, é importante fazer uma distinção clara entre o comentador adepto, que existe para defender o seu clube, e o comentador de profissão, ao qual se exige isenção e independên­cia.

Uma série de jornalista­s viu o seu nome manchado com a divulgação deste e-mail, que começou por circular nas redes sociais e acabou em vários órgãos de comunicaçã­o social, sem que alguém tivesse conseguido confirmar, sem margem para dúvidas, a sua veracidade. Não digo isto por estarem envolvidos jornalista­s, sempre o disse em relação a qualquer outro. E mesmo que alguém prove a veracidade do e-mail, isso não lhe dá o direito de assumir que aquilo que ali está escrito aconteceu e teve consequênc­ias. Numa eventual confirmaçã­o da existência daquele e-mail, escrito por aquela pessoa, como base de partida, isso compromete-o em exclusivo a ele próprio.

Não se confundam, é possível ser adepto de um clube e exercer a profissão de jornalista cumprindo todas as regras. Por aqueles que conheço não há e-mail que possa abalar a seriedade com que exercem a profissão. A eles agradeço a honra de os poder ler e ouvir no jornalismo desportivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal