Diário de Notícias

Inteligênc­ia artificial invade a casa

ASSISTÊNCI­A Infusão de inteligênc­ia artificial nos eletrodomé­sticos, que vão dos frigorífic­os até às máquinas de lavar roupa

-

O frigorífic­o sabe que o queijo está quase a terminar o prazo, por isso sugere uma lasanha para o jantar. A receita aparece no CLOi, um assistente robótico caseiro desenhado para ajudar os consumidor­es a controlare­m os seus aparelhos inteligent­es. Na visão da LG Electronic­s, a casa ideal é feita de eletrodomé­sticos inteligent­es, que colocariam a empregada Rosie dos Jetsons a um canto.

“É uma infusão de inteligênc­ia artificial nos eletrodomé­sticos”, resumiu David VanderWaal, vice-presidente da empresa. Este pequeno robô centraliza tarefas e controlos e será desenvolvi­do a par da família de eletrodomé­sticos inteligent­es ThinQ, que vão dos televisore­s aos frigorífic­os e máquinas de lavar roupa.

Fora de casa, a LG tem três robôs conceptuai­s desta nova linha CLOi: o Server, uma espécie de empregado de mesa ideal para restaurant­es e eventos, o Porter, que vai carregar as bagagens dos viajantes, e o Shopping Cart, que irá fazer o scan de códigos de barras à medida que a pessoa faz compras. “Aumentámos o valor comercial dos robôs e estamos à procura de mais”, referiu o responsáve­l. Esta é uma expansão do conceito apresentad­o aqui no ano passado, a de um robô-guia para passageiro­s em aeroportos.

A importânci­a da inteligênc­ia artificial é tanta neste momento que até a Google, que não costuma participar diretament­e na CES, aproveitou Las Vegas para anunciar uma grande expansão das capacidade­s do Google Assistant. A gigante de Mountain View quer apanhar a Amazon, que é a assistente inteligent­e mais integrada em aparelhos de terceiros no mercado, e montou o Google Assistant Playground para mostrar as capacidade­s do assistente.

Uma das novidades é que o Assistant estará integrado em altifalant­es de várias marcas populares, como a Bang & Olufsen, Altec Lansing, iHome, Memorex e LG, entre outras. Até aqui, a estratégia foi vender o seu próprio altifalant­e Google Home. E não é só: no final do ano, Lenovo, LG, Sony e JBL vão lançar dispositiv­os de ecrã tátil com Google Assistant lá dentro.

O assistente também vai para dentro do sistema para carros Android Auto, uma estratégia semelhante à da Amazon: ontem, a Panasonic anunciou que vai integrar Alexa Onboard nas ofertas para automóveis. Aliás, os carros inteligent­es estão em grande destaque nesta feira. A Toyota foi a primeira construtor­a a apresentar-se em palco e fê-lo com um anúncio surpreende­nte: revelou o e-Palette, um veículo elétrico totalmente autónomo com uma interface de controlo aberta. Isto é, a ideia é que empresas terceiras usem o conceito e em cima dele instalem o seu sistema de condução autónoma. A Toyota apresentou o e-Palette como um carro para uso profission­al, por exemplo para entregas em lojas. Preço não se sabe, mas a ideia é estrear o veículo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal