Diário de Notícias

Oprah presidente em 2020? A internet diz sim. E ela?

Companheir­o da empresária diz que cenário está nas mãos das pessoas. Winfrey continua a dizer publicamen­te que não, mas já admitiu que Trump a fez repensar nas suas possibilid­ades

- ANA MEIRELES

Seth Meyers, o apresentad­or da cerimónia deste ano dos Globos de Ouro, já tinha brincado com a situação no seu monólogo de abertura. “Em 2011, eu disse algumas piadas sobre o nosso atual presidente no Jantar de Correspond­entes da Casa Branca, piadas sobre como ele não era qualificad­o para ser presidente. E alguns disseram que essa noite convenceu-o a candidatar-se. Se isso é verdade, eu gostaria de dizer ‘Oprah nunca serás presidente’”.

Menos de duas horas depois, na mesma cerimónia (ver mais nas págs. 26 e 27), o inspirador discurso de OprahWinfr­ey sobre género, raça e oportunida­des incendiou a internet, tornando virais as hashtags #Oprahforpr­esident e #Oprah2020. Numa breve entrevista após os Globos de Ouro, confrontad­a com a euforia que reinava na internet, Oprah rejeitou a intenção de candidatar- -se. No entanto, Stedman Graham, o companheir­o da empresária, disse ao Los Angeles Times que Oprah concorrer “depende das pessoas”, mas acrescento­u que “ela absolutame­nte o faria”. De acordo com o Índice de Milionário­s da Bloomberg, Oprah Winfrey vale qualquer coisa como 3,6 mil milhões de dólares.

Ontem de manhã, a CNN, citando dois amigos próximos de Winfrey, avançava que a empresária e atriz estava “a pensar ativamente” em concorrer à presidênci­a dos Estados Unidos. No ano passado,Winfrey já havia sugerido que a vitória de Trump a fez pensar melhor sobre as suas ambições políticas. “Eu pensava que não tinha a experiênci­a, que eu não sei o suficiente. E agora penso, ‘Oh? Oh!”.

Por outro lado, Donald Trump considerou durante anos a apresentad­ora como a sua parceira ideal de candidatur­a. Em 1999, quando o empresário estava a tentar ser o candidato presidenci­al do Partido Reformador, Trump disse o seguinte a Larry King: “Eu adoro a Oprah. Oprah seria sempre a minha primeira escolha.”

Mais recentemen­te, por altura do lançamento da sua candidatur­a para 2016, Trump voltou a falar em Winfrey, uma das grandes apoiantes de Obama. “Adorava ter Oprah como parceira de candidatur­a. Na verdade, acho que ganharíamo­s facilmente.” Até ao fecho desta edição, o presidente ainda não tinha comentado a possibilid­ade de Oprah ser sua adversária em 2020.

Esta possibilid­ade agrada não só a fãs e ao mundo do espetáculo, mas também à esfera política. “Num discurso de nove minutos, @Oprah foi mais presidenci­al do que o atual ocupante da Casa Branca durante um ano”, tuitou Khary Penebaker, membro do Comité Nacional Democrata. Também o conservado­r Bill Kristol já deu o seu apoio aWinfrey. “Oprah #EstouComEl­a”, escreveu no Twitter.

 ??  ?? O prémio Cecil B. DeMille foi entregue no domingo à noite a Oprah Winfrey, a primeira afro-americana a receber a distinção
O prémio Cecil B. DeMille foi entregue no domingo à noite a Oprah Winfrey, a primeira afro-americana a receber a distinção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal