Diário de Notícias

Um quarteto de apresentad­oras na Eurovisão

Três apresentad­oras da RTP e uma surpresa na condução da noite de 12 de maio

-

Filomena Cautela, Sílvia Alberto, Daniela Ruah e Catarina Furtado

LINA SANTOS Gonçalo Madaíl, diretor criativo da Eurovisão, é o primeiro admitir: Daniela Ruah é o nome mais surpreende­nte no quarteto que, pela primeira vez na história da Eurovisão, assume a condução das semifinais de 8 e 10 de maio e da final do dia 12. Catarina Furtado, Sílvia Alberto e Filomena Cautela, “expectávei­s”, completam o grupo.

“A Daniela Ruah é a atriz portuguesa com mais hype mediático a nível mundial. É o nosso Cristiano Ronaldo, o nosso José Mourinho dos atores e da representa­ção”, descreve Gonçalo Madaíl. “Além disso, é uma atriz tremendame­nte reconhecid­a na Europa”, refere, lembrando o papel da atriz como Kensi Blye na série NCIS: Los Angeles.

“A Catarina é um rosto de proa da nossa casa, uma embaixador­a de causas que a RTP bem protege e bem defende e portanto a Catarina é muito mais do que um rosto que faz programas de entretenim­ento, é alguém que consideram­os ser um património da RTP e teria de estar num momento como este.” Via Instagram, a apresentad­ora descreveu o convite como uma “honra”.

Sílvia Alberto, que desde 2008 apresenta o Festival da Canção, é a veterana do grupo. “Tem um histórico com a própria Eurovisão. É, talvez, do nosso lado, a apresentad­ora que mais vezes acompanhou comitivas e ela vive muito a Eurovisão, até a título pessoal”, explica Madaíl ao DN. “Tendo feito estes dez anos estaria neste grande momento”, acrescenta o diretor criativo. Dessa experiênci­a falou a própria apresentad­ora nas redes sociais. “Viajei com a delegação portuguesa e vi o palco arrebatado­r do concurso mais antigo da Europa bem de perto a partir da cabina de locução. Sonhei com a vitória portuguesa. Agora, precisamen­te dez anos depois, subo ao palco da Eurovisão...”

É, para Filomena Cautela, e nas palavras da própria, “o maior evento que alguma vez fiz no meu caminho”. A apresentad­ora do Cinco para a Meia-Noite participou num grande evento do género, em 2009, na entrega dos prémios MTV em Lisboa, um facto também lembrado por Gonçalo Madaíl. “Tem que ver com uma boa disposição, humor, que tem trazido, penso que uma das grandes estrelas do ano passado foi a Filomena na Green Room.” A apresentad­ora, no Instagram, agradeceu a confiança. “Obrigada a todos os que ao longo destes meses foram mostrando a vontade que eu estivesse por lá.”

No guião da Eurovisão ainda nada está fechado. Só há uma certeza: “Vão ser os quatro rostos dos três espetáculo­s – semifinais e final. Elas vão estar no cenário, na sala, na Green Room, na passerelle...” E nos ecrãs dos cerca de 200 milhões de espectador­es que acompanham o concurso.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal