Diário de Notícias

Explosão faz oito mortos e dezenas de feridos em centro recreativo

Incêndio ocorreu após explosão de caldeira de aqueciment­o em Vila Nova da Rainha

-

Oito mortos e mais de três dezenas de feridos. Este é o balanço até à hora de fecho desta edição do número de vítimas do incêndio que deflagrou ontem à noite num centro recreativo em Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), após a explosão de uma caldeira de aqueciment­o. O Ministério da Segurança Social ativou de imediato uma linha de emergência para prestar apoio a familiares das vítimas. O gabinete do primeiro-ministro referiu em nota que António Costa estava a acompanhar a situação pessoalmen­te, anunciando que estavam três ministério­s envolvidos para prestar todo o auxílio necessário. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou também pesar pelas vítimas e solidaried­ade aos seus familiares.

De acordo com o relato de algumas das pessoas que se encontrava­m no centro recreativo, o incêndio terá deflagrado após a explosão de uma salamandra, mas a situação vai ser investigad­a pelas autoridade­s. O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, referiu que tudo aconteceu quando decorria um torneio de sueca e quando muitos dos habitantes ali chegavam para ver o jogo Braga-Benfica. A Proteção Civil informou que o alerta foi dado às 20.51 e pelas 21.50 o fogo já tinha sido dado como extinto. No local estiveram, pelo menos, 170 operaciona­is apoiados por 57 viaturas e três helicópter­os. O comandante Miguel David anunciou que foi criado “um posto médico avançado para fazer a triagem das vítimas”.

O presidente da Câmara de Tondela considerou a situação como “muito crítica”. “Há muitas vítimas a serem atendidas, algumas já foram transporta­das para os hospitais. São várias dezenas de feridos. Felizmente, os meios foram acionados rapidament­e, mas isto é quase uma situação de catástrofe”, sublinhou.

De acordo com José António Jesus, “há muitos feridos com queimadura­s e outros com problemas decorrente­s do fumo”, concluiu. “Neste momento temos de reagir e encontrar ânimo para dar estímulo e conforto às famílias e às vítimas”, acrescento­u. Os feridos foram encaminhad­os para o Centro Hospitalar de Viseu e Tondela, onde, à meia-noite, continuava­m a chegar feridos, explicou fonte do hospital ao DN.

 ??  ?? Meia centena de viaturas de emergência deslocaram-se ao local
Meia centena de viaturas de emergência deslocaram-se ao local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal