Diário de Notícias

Rui Machado aponta o suíço e o espanhol como favoritos no primeiro Grand Slam da época. Kyrgios e Zverev são os outsiders eleitos.

-

e João Sousa Quanto aos outsiders , há dois que saltam mais à vista. “Está a chegar ao ponto em que algumas jovens promessas pode começar a aparecer. Um Zverev ou um Kyrgios podem fazer um grande torneio. Eu teria atenção a esses dois. O Kyrgios já anda a ameaçar aparecer há algum tempo, mas vai ficando mais maduro e demonstrou agora neste primeiro torneio que está em grande forma”, elogiou Machado, lembrando ainda que o australian­o de 22 anos joga em casa e está mais habituado ao clima. “Na Austrália, os problemas são sempre os mesmos. A oscilação da temperatur­a é o pior, há dias em que estão 20 graus e outros em que já estão 42 ou 43... são 20 graus de diferença a que um jogador tem de se adaptar de um dia para o outro”, explicou.

O piso rápido é outro dos fatores a ter em conta, principalm­ente em início de temporada, com os jogadores com pouco ritmo competitiv­o, mas que pode favorecer João Sousa, o único representa­nte português no primeiro Grand Slam do ano – Gastão Elias, Gonçalo Oliveira, João Monteiro e João Domingues foram eliminados no qualifiyng. nova época “com menos pressão”, pois o ano de 2017 não foi tão bom como os anteriores: “Eu tenho sempre um lado patriótico que me leva a criar muitas expectativ­as quanto ao João Sousa. Penso que neste ano vamos ter um João mais maduro e mais preparado para os desafios.”

Sousa joga o Australian Open como número 59 do ranking ATP e tentará fazer melhor do que em 2017, quando foi eliminado na primeira ronda. O tenista de 28 anos vai defrontar – na próxima madrugada, pelas 5.30 hora portuguesa – um qualifier na primeira ronda e, em caso de triunfo, tem encontro marcado com Marin Cilic ou Yen Hsun Lu na segunda ronda.

E como o carrasco de 2015 e 2016, o escocês Andy Murray, não está presente devido a lesão, o atleta vimaranens­e pode sonhar com a melhor participaç­ão de sempre no torneio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal