Diário de Notícias

Maternidad­e entrou em court e tirou campeãs do quadro

Serena Williams e Victoria Azarenka vão falhar o Australian Open por causa dos filhos. Halep é cabeça de cartaz

-

Os superfavor­itos e muito titulados Roger Federer e Rafael Nadal, que são sempre candidatos a vencer o primeiro Grand Slam da temporada. Em baixo, o irascível Nick Kyrgios, ainda à procura de uma grande conquista que justifique o talento que muitos identifica­m no seu jogo

AUSÊNCIAS A 106.ª edição do Australian Open (15 a 28 de janeiro) não contará com a campeã em título nos courts de Melbourne Park. Serena Williams foi mãe em 2017 e optou por não competir no primeiro Grand Slam do ano, o mesmo torneio que venceu no ano passado (bateu a irmã Venus)estando grávida.

“Ao voltar a jogar pela primeira vez depois de ser mãe, percebi que, embora esteja muito perto, ainda não estou ao nível a que pessoalmen­te quero estar. Consigo competir, mas eu não quero apenas competir. Quero fazer muito mais do que isso”, confessou Serena, antes de deixar o torneio órfão da campeã.

As tenistas do circuito WTA têm recusado a ideia de que a ausência da campeoníss­ima americana diminui o interesse pelo torneio no feminino, mas o problema é que não é só a ausência de Serena. Também Victoria Azarenka vai falhar o Australian Open e pelo segundo ano consecutiv­o. Se em 2017 a tenista bielorruss­a não viajou para Melbourne por ter dado à luz, em 2018 falhará o torneio por estar no meio de uma luta pela custódia do filho.

A desistênci­a da bicampeã Azarenka (venceu em 2012 e 2013) abriu uma vaga, tendo a organizaçã­o convidado a tenista da casa, Ajla Tomljanovi­c. Também a jovem de 16 anos Destanee Aiava recebeu um convite, tornando-se a primeira tenista nascida nos anos 2000 a disputar o quadro principal de um Grand Slam.

Às ausências das campeãs Serena e Azarenka soma-se ainda a de Svetlana Kuznetsova, que continua com problemas num pulso. Assim, Simona Halep vai aparecer num major como número um mundial pela primeira vez, embora o favoritism­o pareça recair na alemã Angelique Kerber, que venceu em Melbourne em 2016, e apareceu em grande neste início de época e confessou estar “a desfrutar de cada minuto passado no court”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal