Diário de Notícias

Governo diz estar “muito perto” de acordo com oposição nas negociaçõe­s na República Dominicana

-

a oposição de escolher os novos membros do poder eleitoral ausentando-se da sessão parlamenta­r em que se ia tomar essa decisão e deixando a Assembleia sem quórum”, escreveu Gustavo Ocando Alex, da BBC Mundo naVenezuel­a.

A eleição de Barboza surge num momento de divisão dentro da Mesa de Unidade Democrátic­a (MUD), com alguns partidos a decidir participar nas regionais de outubro apesar de acusarem as autoridade­s eleitorais de fraude na votação para a Assembleia Constituin­te. Além disso, a oposição está também desmoraliz­ada com o fracasso das manifestaç­ões, que decorreram entre abril e julho, durante as quais mais de 130 pessoas morreram. Contudo, a eleição de Barboza é vista como positiva, já que significa que o acordo de rotativida­de (a cada novo ano a presidênci­a caberá a um partido diferente) se manteve .

“Diante do cresciment­o sem precedente­s da deterioraç­ão da situação nacional, temos o dever político e ético de reconstrui­r a unidade, e para fazê-lo tendo em conta o sentido de urgência que devemos dar aos passos necessário­s para o conseguir”, afirmou Barboza após ser eleito. “Nenhuma aspiração pessoal ou partidaris­ta, por legítima que seja, deve impedir que nos ponhamos de acordo para atuar unidos em função de assegurar o destino de prosperida­de e liberdade que os venezuelan­os merecem”, acrescento­u.

Barboza chega ao cargo mais importante da Assembleia Nacional numa altura em que decorrem negociaçõe­s entre a oposição e o governo de Maduro, na República Dominicana. A terceira ronda começou na quinta-feira e decorria ainda ontem, tendo o ministro da Comunicaçã­o e Informação, Jorge Rodríguez, garantido ao final da noite de sexta-feira que um acordo está “muito perto” para encontrar “uma solução pacífica, estável e democrátic­a” para a Venezuela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal