Diário de Notícias

Conceição quer vencer Estoril em campo mas lembra regulament­os

Treinador dos dragões fala em triunfar dentro das quatro linhas, mas lembra a verdade desportiva. Hoje há jogo com o Tondela

- NUNO FERNANDES

Sérgio Conceição abordou ontem o adiamento da segunda parte do jogo com o Estoril, devido à falta de segurança numa bancada do estádio. Apesar de lembrar que existem regulament­os, que até podem castigar os canarinhos com uma derrota caso fique provado que o clube tem responsabi­lidades no caso, o treinador do FC Porto garantiu que a sua intenção é preparar a equipa “para ganhar os 45 minutos que faltam disputar” – a segunda parte está agendada para 21 de fevereiro, às 18.00.

“Se existem regulament­os são para serem cumpridos, pois só assim a verdade desportiva vem ao de cima. Como treinador quero ganhar dentro das quatro linhas, fazer os 45 minutos e dar uma resposta diferente. Depois, temos todos o direito de ter a verdade desportiva. A meu ver, isto tem de se resolver o mais rápido possível. Ver quem decide, quem faz a vistoria, quem não faz. Vamos entrar a perder 1-0 e teremos de fazer no mínimo dois golos para ganhar. Fui sempre habituado a ganhar os jogos dentro das quatro linhas. Se tivermos de fazer esses 45 minutos, vamos fazer para os ganhar”, apontou.

O técnico portista foi depois confrontad­o diretament­e se preferia ganhar no campo ou na secretaria, mas fugiu à questão: “Não tenho de escolher em ganhar aqui ou acolá. Sou treinador e trabalho a equipa para ganhar. Não tenho de comentar isso. Se me falarem da utilização dos quatro laterais na Amoreira, a isso já respondo. Tem sido tema nacional. Tenho é de me preocupar com a equipa amanhã [hoje] para o jogo com o Tondela.”

Sobre a utilização de quatro laterais no jogo com o Estoril, Conceição explicou porque fez esta opção: “Do que vi do Estoril, uma equipa compacta e subida no campo, achei que ia ser melhor para explorar a largura e profundida­de. Pensei que o Layún, que já jogou muitas vezes a médio, e o Ricardo, que jogou na ala muitas vezes, me davam essa qualidade para chegarmos à área do Estoril. Este foi o meu pensamento, não foi correto porque estamos a perder 1-0. Sou treinador, erro. Se acertasse sempre, alguma coisa não estava bem”, atirou, deixando um desabafo: “Vou confessar uma coisa: estar a perder 1-0 deixa-me com uma azia dos diabos. Queria acabar o jogo, ganhar e estar no primeiro lugar, mas não foi possível. Havia coisas mais importante­s do que ganhar o jogo.”

O FC Porto recebe esta noite (21.00, SportTV1) o Tondela, clube que mereceu algumas críticas de Conceição pela forma como atuou frente ao Benfica (os encarnados golearam por 5-1). O treinador dos dragões esclareceu: “Foi-me feita uma pergunta em relação ao que eram os adversário­s connosco e com outras equipas. Falou-se da vitória robusta do Benfica e na altura falei sobre isso. Falei de uma diferença de agressivid­ade porque me perguntara­m, mas não mandei nenhuma boca ao Tondela. Em Portugal alimenta-se demasiado as meias-palavras para se criar grandes títulos. Falei com pessoas do Tondela, o Pepa (treinador) e o Carlos Carneiro (diretor desportivo), para esclarecer tudo.”

Sobre os três reforços apontados ao FC Porto – Rui Costa, Paulinho e Waris –, o técnico disse conhecê-los, mas como ainda nenhum negócio estava fechado, não ia fazer declaraçõe­s.

 ??  ?? Sérgio Conceição diz que foi “sempre habituado a ganhar os jogos dentro das quatro linhas”
Sérgio Conceição diz que foi “sempre habituado a ganhar os jogos dentro das quatro linhas”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal