Diário de Notícias

Está entre os mais ricos, mas com a fortuna a diminuir

Império avaliado em 3,1 mil milhões de dólares. Entre os mais ricos do mundo estava abaixo do já falecido Américo Amorim

-

FORBES Os dados mais recentes sobre a fortuna de Donald Trump são de novembro, altura em que foi divulgado o Ranking Forbes 400 de 2017, que mostra quem são os detentores das maiores fortunas dos Estados Unidos. E os resultados não foram animadores para o presidente norte-americano: a sua fortuna foi estimada em 3,1 mil milhões de dólares (cerca de 2,5 mil milhões de euros), quando no ano anterior era de 3,7 mil milhões. O que o coloca na 248. ª posição entre os mais ricos da América, bem abaixo do posto 156 de 2016.

“O golpe mais duro foi na carteira imobiliári­a de Trump, que é fortemente dirigida para Nova Iorque. O valor de várias propriedad­es em Manhattan, particular­mente aquelas perto da Quinta Avenida, baixou, retirando perto de 400 milhões à sua fortuna”, refere a análise da Forbes, que fala ainda de uma crise nos empreendim­entos de golfe, pois “alguns potenciais clientes afastaram-se, aparenteme­nte ofendidos pela política e a retórica do presidente”. Os 66 milhões que usou para a campanha e os 25 usados para um acordo no processo contra a Universida­de Trump ajudaram também à queda da fortuna.

Em março, quando foi conhecida a lista da Forbes das maiores fortunas do mundo, Trump já tinha visto cair para a 544.ª posição (205.º posto em 2016) com 3,5 mil milhões de dólares, cerca de um terço do que, durante a campanha, dizia ter.Valor abaixo do português mais rico, Américo Amorim (que faleceu em julho), que surgia no lugar 385, com 4,4 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros). Os dois rankings são liderados por Bill Gates, o fundador da Microsoft, com uma fortuna avaliada em novembro em 89 mil milhões de dólares. A. M.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal