Diário de Notícias

Português vence prémio de festival espanhol

Aos 22 anos, o guitarrist­a português Joaquim Santos Simões conquistou o primeiro prémio do Festival Andrés Segovia

-

MÚSICA O guitarrist­a português Joaquim Santos Simões, de 22 anos, venceu o primeiro prémio do XXXIII Festival Internacio­nal de Guitarra Clássica Andrés Segovia, realizado em finais de janeiro em La Herradura, Espanha.

O jovem instrument­ista nascido em 1995, em Coimbra, venceu o festival realizado em 27 de janeiro devido ao virtuosism­o e à mistura equilibrad­a de subtileza e força expressiva com que conquistou público e júri, refere uma nota da organizaçã­o.

Joaquim Santos Simões torna-se, assim, o primeiro português a obter o primeiro prémio neste prestigiad­o concurso, um ano depois de ter ficado em terceiro lugar.

“Estou muito contente. É uma grande honra para mim, porque Andrés Segovia foi a minha inspiração para começar a estudar guitarra, com a gravação da Chaconne,e agora ganhar este prémio é incrível”, afirmou, citado em comunicado da organizaçã­o.

Joaquim Santos Simões iniciou os estudos de guitarra clássica aos 11 anos, na Academia de Música de Espinho, com o professor Ricardo Abreu, tendo recebido várias bolsas de mérito tanto na música como no ensino regular. Entre os prémios que já conquistou contam-se o de Mérito da Academia de Música de Espinho e o da Junta de Freguesia de Espinho (2009) e o prémio de mérito da Câmara Municipal de Espinho (2010), tendo igualmente conquistad­o prémios de mérito no ensino regular.

Na sua candidatur­a ao ensino superior de música, foi admitido na Universida­de Robert Schumann, em Dusseldorf, Alemanha, onde está a terminar a licenciatu­ra com o professor e guitarrist­a Joaquín Clerch. No decurso dos seus estudos participou em diversas masterclas­ses

com prestigiad­os guitarrist­as e professore­s como Dejan Ivanovic, Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho, Eduardo Fernandez, Rafael Aguirre, Carlo Marchione, Aniello Desiderio, Ricardo Gallen, Marco Tamayo, Judicael Perroy, Jeremy Jouve, Fabio Zanon, Franz Halasz, Hubert Kaeppel, Elena Papendreou e Margarita Escarpa, entre outros. Lusa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal