Diário de Notícias

Nélson Évora fica à frente de Pichardo no meeting de Madrid

No primeiro duelo de rivais, o saltador do Sporting fez a segunda melhor marca mundial do ano. O cubano do Benfica foi terceiro

- CARLOS NOGUEIRA

O sportingui­sta Nélson Évora levou ontem a melhor sobre o benfiquist­a Pablo Pichardo no primeiro duelo entre os saltadores enquanto atletas dos rivais de Lisboa. Foi no meeting de pista coberta de Madrid, no qual o internacio­nal português terminou o concurso do triplo salto no segundo lugar com 17,30 metros, atrás do brasileiro Almir dos Santos, que fez a melhor marca do ano (17,35 m). O cubano do Benfica ficou no terceiro posto com um salto de 17,01 metros.

O salto de Nélson Évora ficou a apenas dois centímetro­s do seu recorde nacional em pista coberta. Ainda assim, o atleta fica desde já com a segunda melhor marca de 2018. Enquanto isso, Pichardo ficou bastante abaixo do seu recorde pessoal, que é de 17,32 metros.

Este foi só o primeiro de muitos duelos entre os dois saltadores, que, a nível de clubes, terão uma luta mais particular nos campeonato­s nacionais de atletismo.

Nélson Évora trocou a Luz por Alvalade de forma surpreende­nte, após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Para trás ficaram 12 anos de águia ao peito, durante os quais foi o capitão e símbolo do atletismo do clube e do Projeto Olímpico. Em Alvalade foi apresentad­o pelo presidente Bruno de Carvalho com pompa e circunstân­cia no intervalo de um jogo da equipa de futebol com o Tondela.

Para tentar colmatar a saída do melhor saltador português do triplo salto, o Benfica contratou Pichardo em abril de 2017, um dos poucos atletas do mundo que conseguira­m saltar acima dos 18 metros em pista ao ar livre. Os encarnados aproveitar­am o facto de o saltador estar em litígio com a seleção cubana para garantir o seu concurso. Pichardo adquiriu entretanto a nacionalid­ade portuguesa, tendo ontem competido pela primeira vez nessa qualidade, depois de um período de inatividad­e devido ao castigo imposto pela federação cubana, mas também devido a lesões.

Está desde já marcado novo duelo entre ambos, para este fim de semana, em Pombal, onde se disputam os Campeonato­s de Portugal em Pista Coberta. Este será o primeiro confronto entre ambos ao serviço dos respetivos clubes. Nos dias 17 e 18 deste mês, prevê-se novo confronto, uma vez que se realiza, também em Pombal, a final do Campeonato Nacional de Clubes em Pista Coberta.

Para já, Nélson Évora ganhou o primeiro round, mas a época ainda está agora a começar e lá mais para o verão inicia-se a temporada de atletismo ao ar livre.

 ??  ?? Pedro Pablo Pichardo ficou
em terceiro com 17,01 m
Pedro Pablo Pichardo ficou em terceiro com 17,01 m
 ??  ?? Nélson Évora foi segundo classifica­do em Madrid
Nélson Évora foi segundo classifica­do em Madrid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal