Diário de Notícias

Cada equipa vale pelo menos mil milhões de dólares

NBA Marca sem precedente­s na história da liga de basquetebo­l dos EUA, de acordo com avaliação da revista Forbes às 30 franquias

-

Pela primeira vez na história da liga profission­al de basquetebo­l dos Estados Unidos (NBA), todas as 30 equipas valem pelo menos mil milhões de dólares (817 milhões de euros ao câmbio de ontem).

De acordo com um levantamen­to feito pela revista Forbes, especialis­ta em assuntos de ordem financeira, as franquias valorizara­m-se, em média, 22 por cento, do ano passado para este.

No espaço de cinco anos, o valor das equipas triplicou, chegando a uma média de 1,65 mil milhões de dólares (cerca de 1,35 mil milhões de euros). Esta valorizaçã­o justifica-se pelo cresciment­o da NBA fora dos Estados Unidos, isolando a liga de basquetebo­l como o produto desportivo norte-americano mais popular em todo o mundo.

O valor de mercado das três dezenas de equipas reflete a competitiv­idade da NBA, uma vez que apenas oito superam a fasquia dos dois mil milhões de dólares (cerca de 1,63 mil milhões de euros), todas nos chamados mercados grandes, de cidades como Nova Iorque, Los Angeles, San Francisco e Chicago. Os New York Knicks lideram a lista (2,9 mil milhões de euros), seguidos dos Los Angeles Lakers (2,7), dos campeões Golden State Warriors (2,5) e dos Chicago Bulls (2,1). Os Knicks, que aumentaram as receitas após remodelaçõ­es no Madison Square Garden, são agora a sexta equipa desportiva mais valiosa do mundo, apenas atrás de Real Madrid, Barcelona e Manchester United (todos de futebol), NewYork Yankees (basebol) e Dallas Cowboys (futebol americano).

Curiosamen­te, os Cleveland Cavaliers, finalistas nas últimas três edições e vencedores em 2016, apenas surgem em 15.º lugar, avaliados em cerca de 1,1 mil milhões de euros. A última posição da lista é ocupada pelos New Orleans Pelicans, que valem precisamen­te os tais mil milhões de dólares.

O valor atribuído a cada equipa não está relacionad­o com os desempenho­s desportivo­s. Ainda assim, os campeões Warriors conseguira­m aumentar a sua valorizaçã­o em cerca de 19 por cento, em relação ao ano anterior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal