Diário de Notícias

NAZARÉ PREPARA DESFILES DE CARNAVAL

Autarquia anuncia desfiles na marginal nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro

-

OCarnaval da Nazaré vai apresentar-se com três desfiles, nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro. Este ano o mote é a expressão local “Ná Pai pá Gente”, que significa algo como “somos os maiores”. Milhares de pessoas vão sair à rua para celebrar a tradição e ver os tão aguardados carros alegóricos, cheios de figurantes.

O primeiro desfile é sábado à noite, e vai ser acompanhad­o por um “mini balhe a c´rrer”, com o DJ Paulo Mendes. No total, são oito grupos: os Maltezas; Bastilhões; Tokifoge; Perinhas; 2Num; Taful; Bebikalate e Té Minhim, que vão fazer a festa a partir das 22.30 horas. A animação segue pelos bares, salas de baile e ruas até ao amanhecer.

No domingo, cumpre-se uma tradição antiga, com a “Passagem de Testemunho” dos Reis 2017 para os Reis “Ná Pai pá Gente”, numa cerimónia de iniciação dos escolhidos pela Comissão Organizado­ra, no Paço Real.

Os desfiles de domingo, dia 11 de fevereiro, e de terça-feira, dia 13 de fevereiro, têm entrada gratuita e contam com 20 grupos inscritos: Maltezas; Bastilhões; Animados; As Gamelas; Tokifoge; Blekutes; Trotinetas; Bastionas; Tenantas; Surikatas; Perinhas; Mundo VIP; Carros d’Arêa/Cabeçudos; 2Num; Los Espegance; A Famelga do Xiri; Taful; Fénix; Bebikalate; Té Minhim e outros que normalment­e se juntam, de forma espontânea, a esta festa que continua pela madrugada dentro.

Aliás, a folia já começou a ser vivida no dia 1 de janeiro, com o anúncio dos nomes dos Reis 2018 e a divulgação da Marcha Geral, e só termina na quarta-feira de cinzas, com o famoso “Enterro do Santo Entrudo”. Este é o momento do julgamento de uma festa sem comparação e que se vive mais do que se consegue explicar. A cerimónia de enterro das cinzas deste evento tem início às 17.30 horas, com partida dos participan­tes do Centro Cultural da Nazaré até ao local da queima do boneco, que personific­a a Festa 2018.

“A Nazaré tem conseguido colocar uma tradição, que se vive de uma forma muito própria, como um importante ativo político na atrativida­de de mais pessoas a esta vila nesta atura do ano, gerando mais-valias para toda a economia do concelho da Nazaré”, diz Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal, que agradece “a todos os que têm estado a trabalhar para mais uma grande festa, a dedicação e forte empenho que manifestam na realização de um evento que irá, segurament­e, voltar a dar o seu contributo para a dinamizaçã­o comercial e empresaria­l local”. „

 ??  ?? MILHARES DE PESSOAS VÃO SAIR À RUA PARA CELEBRAR A TRADIÇÃO E VER OS TÃO AGUARDADOS CARROS ALEGÓRICOS, CHEIOS DE FIGURANTES
MILHARES DE PESSOAS VÃO SAIR À RUA PARA CELEBRAR A TRADIÇÃO E VER OS TÃO AGUARDADOS CARROS ALEGÓRICOS, CHEIOS DE FIGURANTES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal