Diário de Notícias

Scotland Yard quer mais dinheiro para continuar a procurar Maddie

Governo britânico analisa novo financiame­nto para prolongar investigaç­ão para perceber o que aconteceu à criança

- EMANUEL NUNES, Londres

Onze anos e 11 milhões de libras (cerca de 12,4 milhões de euros) depois, a Scotland Yard continua determinad­a em encontrar uma explicação para o que aconteceu a Madeleine McCann, a menina inglesa que desaparece­u na Praia da Luz, no Algarve, em 2007. Mas para isso necessita que o governo britânico autorize um novo financiame­nto para a investigaç­ão. O pedido da polícia londrina já seguiu para o Ministério da Administra­ção Interna.

Com essa nova injeção de capital, os detetives pretendem prolongar a Operação Grange – nome dado no Reino Unido à investigaç­ão ao caso Maddie – por mais alguns meses (ao que tudo indica até setembro). A cada seis meses é analisada a evolução da investigaç­ão para determinar se é ou não necessário novo financiame­nto para se manter em aberto a operação.

Em março do ano passado foram atribuídos 95 mil euros à equipa da Scotland Yard, depois em setembro foram concedidos pela tutela mais 170 mil euros. Desta vez, a polícia não esperou por março e pediu mais um financiame­nto – cujo valor não foi divulgado – para manter em função os quatro inspetores que estão com o caso. No auge da Operação Grange, a equipa de investigaç­ão chegou a contar com 30 elementos do quartel-general da Polícia Metropolit­ana de Londres.

Fonte da tutela confirmou ao DN que a Scotland Yard “enviou um pedido para um novo financiame­nto, o qual está a ser devidament­e analisado”. A mesma fonte explicou que o Ministério “tem providenci­ado fundos para a Scotland Yard e para a Operação Grange, sendo os recursos concedidos revistos regularmen­te e com muita atenção, antes da concessão de novo financiame­nto”.

Em maio do ano passado, aquando do décimo aniversári­o do desapareci­mento de Maddie, o diretor-geral adjunto da Polícia Metropolit­ana admitiu a existência de algumas linhas de investigaç­ão cruciais e fez mesmo saber que estava concentrad­o numa específica, considerad­a relevante, mas para a qual não adiantou detalhes.

De acordo com a imprensa britânica, tratar-se-á de uma “teoria final bastante complexa” e que envolve alguma “sensibilid­ade diplomátic­a”.

A investigaç­ão ao desapareci­mento da criança inglesa terminou em Portugal a 21 de julho de 2008. Mas em maio de 2011 a Scotland Yard reabriu o caso no Reino Unido. Ao todo, terá revisto mais de 40 mil documentos, recolhidos 1338 depoimento­s e 1027 objetos, determinad­o 7154 diligência­s, identifica­do 560 linhas de investigaç­ão e averiguado testemunho­s de 8685 potenciais avistament­os de Madeleine em todo o mundo.

 ??  ?? Madeleine McCann desaparece­u da Praia da Luz,
no Algarve, em 2007
Madeleine McCann desaparece­u da Praia da Luz, no Algarve, em 2007

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal